Sensação térmica pode chegar aos 39º C e cidades de MS estão no limite de incidência dos raios solares UV. Sombra, hidratantes e protetores solares podem prevenir problemas para a saúde e beleza.

O forte calor que assombra Campo Grande durante toda esta semana tem preocupado os campo-grandenses. O meteorologista Natálio Abrão explica que grande parte do estado está recebendo a intensidade máxima dos raios ultravioletas, motivo do sol escaldante.

“Os raios ultravioletas estão em seu ápice em Campo Grande, Três Lagoas e Corumbá, com índice máximo, de 14, e devem continuar até o dia 9 de dezembro”, conta.

O índice térmico de calor também colabora para o suor. “O que muitos chamam de sensação térmica é, na verdade, o índice térmico, que acontece quando, na ausência de ventos, o corpo responde ao calor liberando energia. São liberados pelo corpo 3°”, revela. Ou seja, o índice térmico será sempre três graus a mais que a temperatura ambiente. Nesta quinta-feira (05), a máxima em Campo Grande é de 36° e em Mato Grosso do Sul é de 40°.

Natálio ressaltou que os raios ultravioletas são acumulativos na pele. “As pessoas que se expõem mais ao sol vão acumulando na pele e um dia, lá na frente, virão as conseqüências”, alerta.

Dicas

Publicação do Brasil Escola aponta a utilização de hidratantes, bem como a ingestão de alimentos benéficos à pele, que auxiliam na manutenção da elasticidade e maciez como boas opções para a luta contra o sol.

Os protetores e bloqueadores solar devem ser utilizados diariamente mesmo em dias de pouco sol, já que a claridade e algumas classes de lâmpadas irradiam sobre a pele podendo provocar o envelhecimento precoce da mesma. É importante que a pele seja protegida contra os raios nocivos do sol para prevenir o câncer de pele e queimaduras.