Paracanoístas de MS disputam campeonato nacional e sonham com mundial da Dinamarca

Os paracanoístas Fernando Rufino, 28 anos, de Itaquiraí e Éder Túlio, 22 anos, de Campo Grande, estão treinando duro para o XXI Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona, que acontece de 19 a 21 de julho, no lago Luis Eduardo Magalhães, Praia da Graciosa, em Palmas (TO). O resultado do nacional é fundamental para os atletas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os paracanoístas Fernando Rufino, 28 anos, de Itaquiraí e Éder Túlio, 22 anos, de Campo Grande, estão treinando duro para o XXI Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona, que acontece de 19 a 21 de julho, no lago Luis Eduardo Magalhães, Praia da Graciosa, em Palmas (TO). O resultado do nacional é fundamental para os atletas sul-mato-grossenses garantirem a vaga para o Campeonato Mundial de Canoagem Maratona, na cidade de Copenhagen, Dinamarca, entre 20 e 22 de setembro de 2013.

Fernando Rufino que era peão de rodeio antes de sofrer o acidente que provocou a perda dos movimentos inferior das pernas conta que o treino está puxado. Acostumado a remar no lago do Parque dos Poderes o rio Aquidauna onde treina desde a semana passada para encarar Palmas tem sido uma experiência diferente.

Éder Túlio que também não estava acostumado com o rio revela que até pegar o ‘molejo’ do rio caiu do caiaque. O que já foi superado e agora já está pronto para outros desafios.

De olho no mundial, o objetivo dos dois é ficar entre os primeiros e garantir a vaga. O treinador deles, Rafael Girotto, 23 anos, acredita que os dois têm tudo para estar entre os campeões. “Certeza que ficam pelo menos entre os três primeiros”, aposta.

O treinador explica que o treino é para dar resistência aos atletas, já que no brasileiro a prova é de maratona (longa distância), e devido ao estilo do campeonato eles precisam de fôlego. Ele lembra ainda que como os dois não estão acostumados a treinar em rio, o preparo no rio Aquidauana é para dar resistência e ensiná-los a driblar as dificuldades da correnteza.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)