Quem quer adotar um cachorro ou gato pela Ong Abrigo dos Bichos pode procurar os altos da Avenida Afonso Pena geralmente aos domingos. Com feiras de adoção marcadas pelo Facebook, a Ong estimula crianças e pais a obterem a posse responsável dos bichinhos e vistam as famílias após a feira para saber se está tudo bem com o animal.

Neste domingo (30), mais uma feira foi montada em frente ao Parque das Nações Indígenas. Com 15 animais, entre cães e gatos recolhidos da rua, a Ong explicava aos visitantes como cuidar bem dos animais.

Lila, por exemplo, é uma cadela de um ano e meio com leishmaniose, pronta para adoção. Quem quiser levar o animal para casa recebe uma orientação sobre como fazer o tratamento, explicação sobre os custos de se ter um animal e como o bicho se relaciona com as pessoas.

Após a adoção, a Ong visita a família que ficou com o animal para ver se ele é bem cuidado. “Não basta trazer o RG, CPF e comprovante de residência. A gente conversa com a família e vê se ela tem condições de ficar com o bichinho”, explica a presidente da Ong, Maira Peixoto.

A funcionária pública Ana Kátia resolveu atender ao pedido do filho João Lucas, que vai fazer 8 anos. “Ele queria um cachorro de presente. Chegamos aqui e o Toddy nos escolheu. Ele estava deitado, mas quando viu meu filho não parou mais de brincar com ele”.

Além de Toddy, a família ficou triste ao ver que o cachorro tinha uma irmã, Gazela, que foi criada com ele e que iria acabar separada. “Resolvemos adotar os dois. Sabemos que é uma grande responsabilidade, mas estamos nos planejando há muito tempo e temos espaço”, garantiu a mãe.