Geral

Papa cria comissão para trabalhar em reforma do Vaticano

O papa Francisco, em ação para superar as crises na Santa Sé, criou nesta sexta-feira uma comissão especial para reformar os departamentos econômico e administrativo do Vaticano. A comissão, composta por sete especialistas laicos e um religioso, vai se reportar diretamente ao papa e aconselhá-lo a respeito de assuntos econômicos e sobre como melhorar a […]

Arquivo Publicado em 19/07/2013, às 10h46

None

O papa Francisco, em ação para superar as crises na Santa Sé, criou nesta sexta-feira uma comissão especial para reformar os departamentos econômico e administrativo do Vaticano.


A comissão, composta por sete especialistas laicos e um religioso, vai se reportar diretamente ao papa e aconselhá-lo a respeito de assuntos econômicos e sobre como melhorar a transparência e garantir a correta aplicação de princípios contábeis, afirmou o Vaticano.


Francisco já havia estabelecido uma comissão separada para reformar o Banco do Vaticano. O banco e a administração interna do Vaticano foram atingidos por grandes escândalos no papado do predecessor de Francisco, Bento 16.


A comissão vai “esboçar projetos de reforma para as instituições da Santa Sé, com o objetivo de uma simplificação e racionalização dos organismos existentes e de um planejamento mais cuidadoso das atividades econômicas de todas as administrações do Vaticano”, disse um comunicado.


Ela também irá “oferecer o apoio técnico de uma consultoria especializada e desenvolver soluções estratégicas para a melhoria, de forma a evitar o uso indevido de recursos econômicos e melhorar a transparência nos processos de aquisição de bens e serviços.”


O Vaticano foi sacudido por um grande escândalo no ano passado, quando documentos que apontavam a corrupção em sua administração vazaram para a mídia. Cardeais que elegeram Francisco no conclave de março pediram-lhe para sanear a administração do Vaticano.

Jornal Midiamax