ONU considera normal a disparidade no número de mortos pelo tufão
A ONU qualificou neste sábado como “normal” a disparidade entre suas estimativas e os números oficiais do governo filipino sobre o número de mortos e afetados pelo tufão “Haiyan” na região central do país. O chefe do Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres das Filipinas, Eduardo do Rosário, elevou ontem a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A ONU qualificou neste sábado como “normal” a disparidade entre suas estimativas e os números oficiais do governo filipino sobre o número de mortos e afetados pelo tufão “Haiyan” na região central do país.
O chefe do Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres das Filipinas, Eduardo do Rosário, elevou ontem a 3.621 o número oficial de mortos e descartou a estimativa de 4.460 dada pouco antes pelo Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU.
O responsável de Informação Pública da ONU, Orla Fargan, disse ao portal “Inquirer” que na fase inicial de desastres, como o do “Haiyan”, “a disparidade é normal” e acrescentou que a instituição faz um acompanhamento dos dados do governo, com o qual se “coordena”.
“Não queremos criar um problema com o governo e por isso estamos nos coordenando de perto com eles”, acrescentou Fagan, que indicou que será preciso “muito tempo” até que as autoridades filipinas e as Nações Unidas concluam a apuração.
Segundo a agência filipina, nove milhões de pessoas de nove regiões estão afetadas pelo tufão, enquanto a ONU situa em 11,8 milhões o número de deslocados.
“Haiyan”, com ventos de até 315 km/h, foi o tufão mais forte registrado e o terceiro desastre mais mortífero nas história recente das Filipinas.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Polícia cerca condomínio após homem invadir casa e ameaçar ex no Jardim Paradiso
Equipes da Polícia Militar negociavam com rapaz na tarde deste domingo
Em Cassilândia, homem é procurado por ameaça e tentativa de homicídio
O serviço ambulatorial encaminhou a vítima até a Santa Casa para atendimento
VÍDEO: Idoso é atropelado por motociclista sem CNH na Gunter Hans em Campo Grande
Este é o segundo acidente ocorrido na mesma região neste fim de semana, sendo o terceiro registrado na Capital em menos de 24 horas
Embrigado, homem pega enxada e ameaça pai e irmão no loteamento Nova Serrana, na Capital
Caso foi registrado na Depac Cepol na madrugada deste domingo (15)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.