Geral

Obama homenageia Mandela destacando seu exemplo de coragem e humildade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, homenageou o ex-presidente sul-africano e Prêmio Nobel da Paz de 1993 Nelson Mandela pelo aniversário de 95 anos. Obama disse que o sul-africano é “o exemplo extraordinário de coragem, de gentileza e de humildade”. A exemplo de Mandela, Obama foi o primeiro presidente negro de seu país. Obama […]

Arquivo Publicado em 18/07/2013, às 10h59

None

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, homenageou o ex-presidente sul-africano e Prêmio Nobel da Paz de 1993 Nelson Mandela pelo aniversário de 95 anos. Obama disse que o sul-africano é “o exemplo extraordinário de coragem, de gentileza e de humildade”. A exemplo de Mandela, Obama foi o primeiro presidente negro de seu país.


Obama esteve no mês passado, quando Mandela foi hospitalizado, na África do Sul. Na visita ao país, ele foi à cela em que o ex-presidente ficou preso na Ilha Robben, na Cidade do Cabo. Apontado como herói nacional da luta contra o apartheid (regime de segregação racial), Mandela liderou um processo de transição pacífico para a democracia baseada na reconciliação nacional.


Há um mês e meio, Mandela está hospitalizado devido a uma infecção pulmonar recorrente, uma sequela dos 27 anos de prisão. A última informação é que ele apresenta “melhora gradual”. Mas anteriormente, o estado de saúde do líder era avaliado como grave, mas estável.

Jornal Midiamax