Geral

Nobel de Economia diz que há risco de recessão global em 2014

Eugene Fama, um dos três ganhadores do Prêmio Nobel de Economia deste ano, afirmou neste sábado que vê risco de recessão em 2014. Em entrevista à agência Reuters, ele disse que os governos altamente endividados nos Estados Unidos e na Europa representam uma ameaça constante para a economia global. “Pode chegar o ponto em que […]

Arquivo Publicado em 08/12/2013, às 20h24

None
2030619389.jpg

Eugene Fama, um dos três ganhadores do Prêmio Nobel de Economia deste ano, afirmou neste sábado que vê risco de recessão em 2014. Em entrevista à agência Reuters, ele disse que os governos altamente endividados nos Estados Unidos e na Europa representam uma ameaça constante para a economia global.

“Pode chegar o ponto em que os mercados financeiros dirão que nenhuma dessas dívidas tem credibilidade mais e eles não poderão se financiar”, disse.

Juntamente com Robert Shiller e Lars Peter Hansen, Fama receberá o prêmio em Estocolmo na próxima terça-feira por sua pesquisa sobre preços de mercado e bolhas de ativos.

“Se houver outra recessão, será mundial”, acrescentou.

Para Fama, os dados de emprego nos Estados Unidos não tranquilizam em relação ao risco de recessão, pelo contrário. “A recuperação do mercado de trabalho tem sido terrível. A única razão para a taxa de desemprego ser de 7%, que é alta para os padrões históricos dos EUA, é que as pessoas desistiram de continuar a procurar emprego”, disse.

“Simplesmente não acho que vamos sair (da recessão) muito bem”, completou.

Jornal Midiamax