“Não houve vencedores”, diz Obama após 16 dias de governo fechado

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feira que não houve vencedores após os 16 dias em que o governo americano ficou fechado devido a um impasse político sobre o orçamento federal, fazendo o país ficar à beira de um calote. “Vamos ser claros: não houve vencedores. Nos últimos dias houve danos completamente […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feira que não houve vencedores após os 16 dias em que o governo americano ficou fechado devido a um impasse político sobre o orçamento federal, fazendo o país ficar à beira de um calote. “Vamos ser claros: não houve vencedores. Nos últimos dias houve danos completamente desnecessários à nossa economia”, disse Obama em declaração na Casa Branca, um dia após ter sancionado um acordo para por fim ao chamado shutdown. “Nada prejudicou mais a nossa credibilidade no mundo do que o espetáculo das últimas semanas”.

Em um tom duro, Obama disse que o bate-boca vivido pelos dois principais partidos do país fez com que os americanos ficassem fartos do que estava acontecendo em Washington. Segundo ele, o país apenas perdeu durante essas duas semanas e meia de impasse. Uma crise gerada internamente, sem nenhum motivo externo, “incentivou os nossos inimigos, encorajou nossos concorrentes e deprimiu nossos aliados”, afirmou Obama diante de dezenas de jornalistas.

Ao mesmo tempo que Obama falava, seu perfil no Twitter publicava mensagens que endossavam sua posição. “Não se trata de crescimento versus responsabilidade fiscal. Nós precisamos dos dois”, disse o presidente, em uma referência à elevação do teto da dívida, o que permite o governo investir mais, mas também deixa o país mais individado – um dos pontos mais sensíveis do debate junto aos republicanos. “Vamos trabalhar juntos para fazer o governo trabalhar melhor – ao invés de tratá-lo como um inimigo ou propositalmente fazendo-o pior”, afirmou ele no Twitter.

Além de uma “abordagem equilibrada” nas conversas por um orçamento responsável, Obama pediu abertura do debate com o Congresso a respeito de leis de imigração e agrárias.

Conteúdos relacionados