Museu de Arte Contemporânea da FCMS recebe curso de História da Arte em agosto
O Museu de Arte Contemporânea da Fundação de CUltura do governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Itaú Cultural, realiza nos dias 19, 20 e 21 de agosto o Curso de História da Arte – da Moderna à Contemporânea. A participação é gratuita o curso oferece certificado de presença. A atividade faz […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Museu de Arte Contemporânea da Fundação de CUltura do governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Itaú Cultural, realiza nos dias 19, 20 e 21 de agosto o Curso de História da Arte – da Moderna à Contemporânea. A participação é gratuita o curso oferece certificado de presença.
A atividade faz parte do programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2011/2013, que está percorrendo nove cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país promovendo cursos com especialistas da área.
O curso tem a duração de 3 dias e está estruturado levando em consideração os principais eventos e movimentos artísticos do modernismo até a contemporaneidade. Cada dia corresponderá a um módulo:
19 agosto, segunda. Módulo I – Década de 1980 até a atualidade com Pedro França;
20 agosto, terça – Módulo II – Década de 1950 a 1970, com Paula Braga;
21 agosto, quarta – módulo III – Década de 1920 a 1940, com Marcos Moraes.
As aulas acontecem das 9h às 17 horas, todos os dias, com intervalos entre 12h e 14 horas. O público alvo é de artistas de todas as áreas (artes visuais, plásticas, design, teatro, cinema, entre outras), estudantes e professores de cursos de Arte, Arquitetura, produtores e demais profissionais da área da arte e cultura.
As inscrições já estão abertas e os interessados deverão fazer a reserva através do telefone nº (67) 3326-7449. Ao telefonar, mencione o nome completo e a atividade que exerce. Importante: somente serão considerados inscritos aqueles que tiverem um retorno de confirmação da equipe do MARCO. Serão disponibilizadas cem vagas.
Ministrantes – Marcos Moraes – Doutor em Arquitetura e Urbanismo, pela FAU-USP (2009). Tem especializações em Arte – Educação – Museus, pela ECA USP; Museologia, pela Escola de Sociologia e Política e Administração da Cultura pela FGV/SP. Desde 2000 é coordenador dos cursos de Artes Visuais e Produção Cultural e do Programa de residência artística da FAAP, na Cité des Arts da FAAP, desde 2005 coordena a Residência Artística FAAP. Ministra o curso de Percepção Visual na SP Escola de Teatro. Membro do ICOM Brasil e da AAC Alliance of Artists Communities, atua como curador independente.
Paula Braga – Professora de Filosofia no Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC). É pós-doutora pelo Instituto de Artes da UNICAMP, doutora em Filosofia pela USP e mestre em História da Arte pela University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA. Organizou o livro “Fios Soltos: a arte de Hélio Oiticica” (Ed Perspectiva, 2008) e é autora de “Hélio Oiticica, Singularidade, Multiplicidade” (Ed Perspectiva, 2013). Publica artigos em revistas sobre arte contemporânea: Bravo!, Santa, Arte al Dia International e catálogos de exposições de arte contemporânea.
Pedro França – Artista, curador e professor. Mestre em História pelo programa de História Social da Cultura da PUC-Rio (2010). Professor de História da Arte da Escola de Artes Visuais (RJ), no MAM – SP e no Instituto Tomie Othake. Foi professor do Instituto de Artes da UERJ em 2009. Em 2010, foi curador da programação dos Terreiros da 29a Bienal de São Paulo e em 2011 da mostra Cavalos de Tróia (junto com Fernando Cocchiarale) no Instituto Itaú Cultural (SP). Tem participado da edição de catálogos para mostras de cinema, entre os quais Straub-Huillet (CCBB, 2012) e Alexander Sokurov (CCBB, 2013). Como artista, tem atuado e exposto em mostras individuais e coletivas desde 2011, e integrante da Cia Teatral Ueinzz.
Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2011/2013 – O programa tem por objetivo incentivar artistas emergentes, atuantes no Brasil, observando como critérios de seleção a qualidade das obras apresentadas e sua consonância entre regionalidade e contemporaneidade. Com base na realidade de cada região do país. O foco é mapear, diagnosticar e fomentar a produção visual contemporânea, detectando suas principais direções. Mais informações sobre o programa Rumos na página http://novo.itaucultural.org.br/conheca/programa-rumos/.
Serviço: O Curso de História da Arte – da Moderna à Contemporânea acontece no MARCO – Museu de Arte Contemporânea, que fica na Rua Antonio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas nos dias 19, 20 e 21 de agosto. Horários do curso: das 9h às 17h (intervalo das 12h às 14h). Vagas: 100. Informações: (67) 3236-7449.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Rapaz sofre ameaça ao cobrar mais de um mês de aluguel atrasado no Jardim Centenário
Tanto a vítima quanto o autor foram encaminhados para a Depac Cepol
Zé Rafael frustra planos do Santos ao indicar permanência no Palmeiras
O Fluminense, outro clube interessado no jogador, também viu suas investidas frustradas
Lira diz que emendas cumprem acordos firmados entre Poderes
Ministro Dino, do STF, suspendeu pagamento de R$ 4,2 bilhões
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.