Mostra de Cinema Italiano começa hoje no Museu de Imagem e Som
Começa nesta segunda-feira (14) e vai até sexta-feira (18) a Mostra Cinema Italiano. As exibições são sempre a partir das 19 horas e não custam nada. O Museu da Imagem e do Som fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Memorial da Cultura, 3º andar. Responsável pela escolha dos filmes da Mostra de Cinema […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Começa nesta segunda-feira (14) e vai até sexta-feira (18) a Mostra Cinema Italiano. As exibições são sempre a partir das 19 horas e não custam nada. O Museu da Imagem e do Som fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Memorial da Cultura, 3º andar.
Responsável pela escolha dos filmes da Mostra de Cinema Italiano do Cine MIS em março de 2012, Pietro Luigi é novamente curador este ano. Ele selecionou filmes de importantes nomes do cinema italiano como Luchino Visconti, Bernardo Bertolucci e Vittorio de Sica, além de um representante das gerações mais novas, mas nem por isso menos talentoso, Nanni Moretti, que presidiu em 2012 o corpo de jurados do 65º Festival de Cannes.
A Mostra Cinema Italiano traz ao público uma seleção de filmes de várias gerações de diretores que vão desde a década de 1950 (“Belíssima” de Luchino Visconti), passando por 1960 (“Rocco e seus irmãos” de Luchino Visconti e “Antes da Revolução” de Bernardo Bertolucci) e 1970 (“Os Girassóis da Rússia” de Vittorio de Sica), chegando até 2006 (“O Crocodilo” de Nanni Moretti).
Os filmes apresentados dão um panorama da produção italiana pouco conhecida do grande público. Nos filmes mais antigos como “Belíssima” (1951) e “Rocco e seus irmãos” (1960) há a estética do movimento neorealismo italiano, que propunha uma representação fidedigna da sociedade em crise no pós-guerra e de temática engajada.
Já os filmes “Antes da Revolução” (1964) e “Os Girassóis da Rússia” representam um período diferente, da revolução sexual e da contra cultura, movimentos que mudaram os rumos políticos, estéticos e sociais e são pano de fundo para o desenrolar dos roteiros.
“O Crocodilo” (2006), que é o filme mais recente da mostra, é uma produção mais contemporânea e traz a crítica social aliada à comédia leve.
Confira os filmes que serão exibidos:
14 de outubro (segunda –feira)
Rocco e seus irmãos (Rocco e i suoi Fratelli) – A viúva Rosaria (Katina Paxinou) se muda de Milão para Lucania com seus quatro filhos. Vincenzo (Spiros Focás), o quinto filho, já vivia em Milão. A família enfrenta vários problemas de início, mas seus integrantes sempre buscam algo com o que se ocupar. Simone (Renato Salvatori) é boxeador, Rocco (Alain Delon) trabalha como faxineiro e Ciro (Max Cartier) apenas estuda. É quando surge Nadia (Annie Girardot), uma prostituta que tem um caso com Simone e também com Rocco, quando ele deixa o serviço militar. A disputa pela mesma mulher faz com que os irmãos entrem em conflito.
15 de outubro (terça – feira)
Belíssima (Bellissima) – Um diretor de cinema esta selecionando uma atriz mirim para o filme que rodará na Cinecittà, em Roma. Atendendo ao anúncio, uma mãe cinéfila leva a menina para disputar o papel, mas a pequena Maria é feia e desajeitada. Ao ver os produtores caçoando da garota, a mãe, Madalena Cecconi, fica possessa e faz de tudo para que sua filha, a pequena Maria, torne-se estrela de cinema, e vença o concurso que apontará a protagonista do filme.
16 de outubro (quarta – feira)
O Crocodilo (Il Caimano) – Completamente falido e enfrentando uma crise no casamento, o produtor de filmes B Bruno Bonomo (Silvio Orlando) decide apostar em um roteiro entregue a ele por Teresa (Jasmine Trinca), uma cineasta iniciante. Ele não se dá conta, a princípio, que a história é baseada na figura do primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, o que vai tornar sua busca por recursos para completar a produção uma tarefa muito difícil.
17 de outubro (quinta- feira)
Antes da Revolução (Prima della rivoluzione) – O filme trata da desilusão política da juventude dos anos 60. Decepcionado com o comunismo e consigo mesmo, Fabrizio, jovem italiano, renega a burguesia, mas não se rende ao movimento revolucionário, vivendo um amor turbulento com sua tia.
18 de outubro (sexta – feira)
Os Girassóis da Rússia (I Girasoli) – Ao fim da Segunda Guerra Mundial Giovanna (Sophia Loren) se recusa a aceitar que o marido (Marcello Mastroianni) tenha morrido em combate na Rússia. Ela decide então viajar em busca de seu paradeiro. Das paisagens russas (até então pouco vistas em produções ocidentais) à trilha sonora de Henry Mancini, passando pela presença de duas grandes estrelas do cinema italiano, “Os Girassóis da Rússia” carrega a marca dos espetáculos épicos e grandiosos.
(Com informações da assessoria de imprensa da FCMS)
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.