Duas misteriosas balsas ancoradas na costa dos Estados Unidos têm gerado rumores sobre o que parece fazer parte de um novo projeto secreto da empresa Google.

Sobre as balsas estão estruturas de quatro andares formadas por contêineres.

Ainda não se sabe para que servem as embarcações.

Especula-se que elas seriam centros de processamento de dados que funcionariam à base de energia gerada por ondas do mar.

Outros acreditam que elas podem estar equipadas com novos showrooms para os óculos inteligentes Google Glass, com um local no topo para festas.

Até agora a Google se recusou a comentar sobre as balsas. Mas em 2009 a empresa registrou a patente de um centro de dados em “base flutuante”.

“É um conceito interessante,” disse Nick Layell, da Telehouse, uma central provedora de dados.

“O custo mais alto de um centro de dados é a refrigeração, por isso eles provavelmente estão tentando tirar vantagem do fácil acesso à água”.

Por outro lado, diz ele, a água do mar é um dos maiores perigos para centros de dados por conta do estrago que pode causar ao equipamento.

Balsas

Uma das balsas está ancorada no Píer 1, na Marina Treasure Island em San Francisco, Califórnia.

A autoridade encarregada de projetos na Baía de São Francisco confirmou que se reuniu com funcionários da Google diversas vezes nos últimos meses.

Seu presidente-executivo, Larry Goldzband, disse que a Google tinha sido “pouco específica” sobre seus planos.

“Quando eles decidirem nos informar o que planejam fazer, ou esperam fazer, com a balsa, poderemos decidir se é permitido ou não”, disse ele à agência Associated Press.

A imprensa americana também revelou que a Google mantém outra balsa perto do Estado de Maine, na costa leste dos Estados Unidos, e que há um plano para “operar” a barcaça em diferentes portos ao redor dos Estados Unidos, começando em Nova York.