Ministério tenta tirar do Estatuto do Torcedor veto a cerveja ainda em 2013

O Ministério do Esporte trabalha para mudar até dezembro o Estatuto do Torcedor e facilitar a volta da venda de bebidas alcoólicas nos estádios, independentemente da Copa do Mundo. A ideia é aproveitar a regulamentação do estatuto para fazer a modificação no trecho que diz ser condição para acesso e permanência nos estádios “não portar […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Ministério do Esporte trabalha para mudar até dezembro o Estatuto do Torcedor e facilitar a volta da venda de bebidas alcoólicas nos estádios, independentemente da Copa do Mundo.

A ideia é aproveitar a regulamentação do estatuto para fazer a modificação no trecho que diz ser condição para acesso e permanência nos estádios “não portar objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência”.

Os técnicos da pasta entendem que a modificação dessa parte vai tirar dos Ministérios Públicos estaduais a base legal para a proibição.

No entendimento do Ministério do Esporte, se a mudança for feita, cerveja poderá ser vendida automaticamente em arenas de estados e municípios que não têm leis estaduais sobre o veto.

Representantes do ministério concordam com clubes que alegam ser a proibição responsável por tumultos na entrada de alguns jogos. Segundo essa tese, existe correria pouco antes de as partidas começarem porque muitos querem aproveitar até o último minuto para beber.

O ministério também usa a liberação das bebidas como argumento para combater a elitização nas novas arenas. Em recente reunião com gestores dos estádios mais modernos do país, a pasta se ofereceu para brigar pela volta da cerveja em troca de uma política de preços mais baixos. O raciocínio é que os donos dos estádios vão faturar mais com a venda de bebidas, por isso podem reduzir o preço nos setores mais simples.

Conteúdos relacionados