Mato Grosso do Sul registra estado de alerta na umidade do ar nesta sexta-feira

Em Campo Grande, a temperatura mínima registrada hoje (12) foi de 17,1°C e a máxima prevista é de 30°C, com umidade relativa em torno de 15%, o que é considerado situação de alerta

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em Campo Grande, a temperatura mínima registrada hoje (12) foi de 17,1°C e a máxima prevista é de 30°C, com umidade relativa em torno de 15%, o que é considerado situação de alerta

A meteorologia prevê durante o período da tarde, desta sexta-feira (12), ventos fortes e umidade relativa do ar de até 15% em Mato Grosso do Sul, o que caracteriza situação de alerta.

De acordo com a meteorologista, Cátia Braga, o sol aparece durante todo o dia, e a massa de ar seco predominará com umidade baixa. “A temperatura mínima prevista é de 18°C em Corumbá, Sonora 16°C, Rio Brilhante 17°C e municípios próximos”, informou.

No período da tarde, as temperaturas tendem a subir. Cátia Braga informou que as temperaturas registrarão 31°C na região leste de Mato Grosso do Sul, na parte central os índices máximos ficam entre 30°C a 33°C, e no sul não chegará aos 30°C.

De acordo com Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a união dos ventos fortes com o aumento das temperaturas reduz a umidade do ar. Na região central do Estado ficará com índice de 15%, caracterizando o estado de alerta.

Já a região sul deve atingir 50%, leste com 40% e região norte, 30%. “Na capital, Campo Grande, a temperatura mínima registrada foi de 17,1°C (estação do Inmet) e máxima prevista é de 30°C. Umidade relativa em torno de 15%- estado de alerta”, concluiu Catia Braga.

Convém salientar, que a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. Além disso, é estimado estado de atenção quando a umidade cai abaixo dos 30%. Mas se a umidade atinge níveis entre 19% e 12% é decretado o estado de alerta. Abaixo disso, torna-se estado de emergência.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)