Com um incômodo na coxa direita, o meia Rafinha foi poupado do treino do Fluminense na tarde desta segunda-feira, nas Laranjeiras. O jogador correu pelo campo enquanto Igor Julião treinou na sua vaga na equipe titular em coletivo.

A tendência, no entanto, é que Rafinha seja mantido no time principal para o confronto com o Criciúma, na quarta-feira, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Heriberto Hulse. Caso ele não se recupere a tempo das dores, Julião é o favorito para assumir a vaga.

Com apenas essa indefinição, o time já está praticamente escalado para o jogo de quarta. Vanderlei Luxemburgo usará o esquema com o qual venceu a Portuguesa por 2 a 1 na noite do último sábado, no Maracanã. Elogiado, Fábio Braga permanece na formação.

O Fluminense deve encarar o Criciúma com a seguinte escalação: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Fábio Braga, Rafinha (Igor Julião), Wagner; Rhayner e Rafael Sóbis.

Em um segundo momento do coletivo, foram testados Leandro Euzébio no lugar de Gum e Diguinho na vaga de Fábio Braga. Igor Julião também foi trocado por Biro-Biro.

Em processo de recuperação de lesão no músculo posterior da coxa direita, o volante Jean correu pelo campo acompanhado de Rafinha, Digão e Michael. O zagueiro também está voltando de um problema muscular, enquanto o atacante voltou a treinar após ser suspenso por 16 meses pelo STJD, por uso de cocaína.

Apesar de terem voltado a correr no gramado, Digão e Jean ainda estão um pouco distantes da volta ao time principal. Eles correram apenas por alguns minutos e ainda estão fora do estágio ideal de preparação física.