Lula apoia protestos no Brasil e pede renovação do PT
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoia as manifestações contra a corrupção no Brasil e defende que o Partido dos Trabalhadores realize uma “renovação profunda” diante da nova realidade nas ruas. “Posso falar com autoridade apenas sobre o meu país, o Brasil, onde eu penso que as manifestações são em grande parte resultado de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoia as manifestações contra a corrupção no Brasil e defende que o Partido dos Trabalhadores realize uma “renovação profunda” diante da nova realidade nas ruas.
“Posso falar com autoridade apenas sobre o meu país, o Brasil, onde eu penso que as manifestações são em grande parte resultado de sucessos políticos, econômicos e sociais”, escreveu Lula em artigo publicado nesta quarta-feira no International Herald Tribune, edição internacional do New York Times.
Para o ex-presidente, os protestos não foram causados por uma “rejeição à política”, mas, pelo contrário, por uma “maior participação popular na democracia brasileira, por mais transparência”, por parte de jovens que não viveram tempos como a ditadura militar, ou de inflação alta, e justamente por isso “passam a exigir mais”.
Para alcançar esta maior transparência, Lula sugeriu que as instituições utilizem melhor os recursos digitais como as mídias sociais. “Não só para propaganda”, é preciso modernizar as instituições, inclusive o Partido dos Trabalhadores.
“Até mesmo o Partido dos Trabalhadores, que eu ajudei a fundar e que contribuiu tanto para modernizar e democratizar a política no Brasil, precisa de renovação profunda”, escreveu o ex-presidente, estimando que a juventude exige “instituições mais limpas e mais transparentes”, diferentes do “anacrônico” sistema político e eleitoral brasileiro, que tem sido “incapaz de se reformular”.
“A legitimidade destas demandas não pode ser negada, mesmo que seja impossível cumpri-las rapidamente”, escreveu Lula, lembrando que “uma sociedade democrática está sempre mudando, debatendo e defendendo suas prioridades e desafios, constantemente almejando novas conquistas”.
“Mas sem partidos políticos não pode haver uma verdadeira democracia”, destacou o ex-presidente, acrescentando que o PT precisa retomar “seus contatos diários com os movimentos sociais e oferecer novas soluções para os novos problemas, e fazer as duas coisas sem tratar os jovens de forma paternalista”.
Apenas no final do artigo Lula cita o nome da presidente Dilma Rousseff, ao apoiar a proposta de plebiscito defendida por ela e rejeitada pelo Congresso.
“Claramente, há muito o que fazer. A boa notícia é que nossos jovens desejam lutar para que a mudança social continue em um ritmo mais intenso”, opinou Lula, cujo partido governa o Brasil há quase onze anos.
Notícias mais lidas agora
- Família voltava de Campo Grande para Corumbá quando sofreu acidente em que menino morreu na BR-262
- Motorista de aplicativo foge com entrega de cliente em Campo Grande
- Cliente tenta doar pix de Natal para funcionários de shopping mas é impedida por ‘fiscal’ em Campo Grande
- Criança de 8 anos morre em acidente após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-262
Últimas Notícias
Está na lista? Agetran divulga relação de condutores que cometeram infrações em dezembro
Os proprietários autuados têm o prazo de 30 dias para apresentar defesa ou informar o condutor infrator
‘Me ensine a viver sem ele’: Pede a Deus, pai de menino que morreu em acidente em MS
Carro que pai dirigia bateu em uma árvore e pegou fogo na BR-262
Previsão de acostamento em estradas estaduais vira lei em Mato Grosso do Sul
Também na lista de sanções lei sobre ações e instrumentos para resolução de conflitos nas escolas estaduais de MS
Japan Airlines sofre ataque cibernético e voos sofrem cancelamentos e atrasos
Cerca de 60 voos atrasaram e as rotas domésticas foram canceladas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.