A LCA Consultores revisou para baixo a estimativa brasileira de produção de automóveis e comerciais leves, de alta 2,2% para 1 8% neste ano frente a 2012. Pelas novas projeções, a produção deve encerrar 2013 em 3,276 milhões de unidades. “Estamos mais contidos, porque a produção nos últimos meses vem acima da evolução dos licenciamentos, em torno de 15 mil por dia, o que indica que em algum momento algum ajuste será feito para equalizar os estoques”, disse Rodrigo Nishida, economista da LCA.

A estimativa da LCA é bem abaixo da oficial, feita pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que aposta em expansão de até 4% para 2013, incluindo as projeções para produção de caminhões e ônibus, que apresentam um cenário de forte retomada neste ano. O relatório da LCA aponta ainda uma queda na produção de automóveis e comerciais leves no segundo semestre em comparação com igual período de 2012.

Nishida lembra que o segundo semestre do ano passado foi atípico com a disparada nas vendas, após o governo anunciar a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) de automóveis e comerciais leves. “O primeiro semestre deste ano será muito bom, provavelmente o melhor na série histórica (com vendas até maio 8 6% superiores a igual período de 2012), mas é difícil imaginar que os resultados do segundo semestre cheguem perto dos da metade final do ano passado.”