Lavagem da Escadaria acontece em Corumbá no dia 30, com portas fechadas

Na tradicional lavagem da escadaria da igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, as portas do local estarão fechadas pelo terceiro ano seguido. Em virtude disso o evento que ocorre sempre no dia 30 de dezembro não terá a celebração de uma missa ao final da cerimônia de fé e louvor. “No ano retrasado fomos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na tradicional lavagem da escadaria da igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, as portas do local estarão fechadas pelo terceiro ano seguido. Em virtude disso o evento que ocorre sempre no dia 30 de dezembro não terá a celebração de uma missa ao final da cerimônia de fé e louvor.

“No ano retrasado fomos tomados de surpresa, mas este ano, já fomos avisados com antecedência de que as portas da Igreja Matriz de Corumbá continuarão fechadas, como foi em 2011 e 2012. Neste ano, a lavagem irá celebrar mais que um louvor, será um ato de indignação porque durante os últimos seis anos, tivemos a missa e a lavagem juntas, simbolizando respeito, união e comprometimento com os jovens da cidade. Essa proibição de uma hora para outra, representa intolerância religiosa”, disse o babalorixá Zazelakum, Clemílson Pereira Medina ao Diário Corumbaense.

Clemilson enfatizou que os adeptos das religiões africanas seguem lamentando a situação. “Já era tradição da cidade participarmos da missa. Depois em louvor ao nosso ano, em agradecimento, em purificação e em ação de graças, realizarmos a lavagem da escadaria. Esperávamos que os representantes da Igreja Católica na cidade seguissem o exemplo do Papa de celebração à união e ao respeito entre as religiões. Ele deixou claro que queria a união das religiões em prol da sociedade e é isso que juntos buscamos, orientar os jovens que é necessário estar na presença de Deus”, afirmou.

A Lavagem da Escadaria irá ocorrer no dia 30 de dezembro, às 19h30, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária. “Realizaremos como sempre fizemos, com muito amor e afeto. É necessário lembrar que esse ritual atrai muitos turistas. Nesse ato, lembramos a humildade, a mesma humildade com a qual Jesus lavou os pés dos discípulos. Queríamos um maior apoio, tanto dos poderes executivos, legislativos e judiciários, e não é isso que estamos tendo. Porém, temos da população, que está todos os anos conosco, independente se as portas estão abertas ou não”, concluiu Clemilson.

A decisão

A decisão, tomada em 2011, ocorreu com base em uma consulta realizada com fiéis da Igreja Matriz que eram contrários à celebração. De acordo com a autoridade eclesiástica local, a decisão foi baseada numa questão teológica que envolve as duas religiões. Ainda segundo Dom Martinez, a também já tradicional lavagem das escadarias da igreja poderá ser realizada, mas de um jeito diferente: com as portas fechadas. Dom Martinez orientou que a medida seria válida de 2011 em diante.

A lavagem em Corumbá O ritual da lavagem da escadaria ocorre desde 2002, sempre no dia 30 de dezembro. Além de Corumbá, a lavagem da escadaria, ocorre também na Bahia. É embalada pelo toque dos atabaques e a cantoria dos homens. Somente as mulheres podem lavar e perfumar as escadarias com água de cheiro e os ramos de plantas. Os participantes apontam que o ritual é um momento de muito respeito, de muita oração, em que lavam todas as impurezas e desavenças que ficaram no ano que se encerram, para que o novo ano seja recebido com o coração aberto a todas as coisas boas e pedindo que tenhamos êxito em todas as ações.

Conteúdos relacionados