Jovem, coautor de discursos de Obama diz ter sofrido preconceito de colegas
Jon Favreau ajudou a escrever a maioria dos discursos do presidente Barack Obama durante oito anos. Durante esse período, sempre achou que sua vida daria um filme. Ou pelo menos um seriado. Favreau, 32 anos, foi um dos mais jovens a ocupar o cargo de Diretor de Discursos na Casa Branca. E desde que se […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Jon Favreau ajudou a escrever a maioria dos discursos do presidente Barack Obama durante oito anos. Durante esse período, sempre achou que sua vida daria um filme. Ou pelo menos um seriado. Favreau, 32 anos, foi um dos mais jovens a ocupar o cargo de Diretor de Discursos na Casa Branca. E desde que se aposentou do cargo, no início deste ano, está escrevendo o roteiro para uma série de televisão sobre os bastidores desta experiência.
Ao falar com alunos das universidades de Washington, Favreau garantiu que não vai faltar assunto para cada episódio. Ele conheceu Barack Obama quando tinha apenas 23 anos, durante a Convenção Democrata de 2004. Na época ele trabalhava para John Kerry, então candidato à presidência, e foi encarregado de pedir para o senador Barack Obama mudar parte do seu discurso porque estava muito parecido com o de Kerry.
“Eu tive que interromper Barack Obama, que estava ensaiando o discurso que iria abrir o evento, e pedir que mudasse o seu texto. Obama chegou bem pertinho do meu rosto, e disse, brincando: ‘Você está querendo dizer que eu tenho que tirar a minha frase preferida do discurso?’”.
Naquele momento nasceu uma parceria que durou oito anos, na qual Favreau escrevia uma primeira versão dos discursos, que depois recebiam o toque pessoal de Barack Obama. A colaboração continuou durante a campanha presidencial de 2007, e seguiu para dentro da Casa Branca, onde ele se tornou um dos braços direitos do presidente. Obama chamava-o carinhosamente de “Fav” e dizia que ele tinha o poder de “ler a sua mente”.
Um dos momentos mais marcantes desta época foi escrever o discurso cheio de piadas que Obama fez um dia antes da ação que matou Bin Laden, durante jantar de correspondentes da Casa Branca. Favreau não entendia por que o presidente queria tirar do texto uma piada muito engraçada com o nome do terrorista. “Só fui entender no dia seguinte, quando pediram para eu escrever uma nota para a imprensa sobre a morte de Bin Laden”.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.