Cerca de um mês após o anúncio de que passaria a promover anúncios, o Instagram entrou para a era da monetização do serviço com uma propaganda de relógio Michael Kors, que gerou discussão no perfil da marca de luxo. A fotografia apareceu também para os usuários que não seguem a marca na última sexta-feira com o sinal de “sponsored” (patrocinado, em inglês).

As respostas nos comentários repudiavam a adoção do modelo de anúncios na rede, que até então era gratuita e livre de propagandas, mas também não gerava receita alguma. O Instagram foi comprado pelo Facebook em abril, por US$ 1 bilhão. Os novos donos já tinham avisado que adotariam mudanças para tornar a rede viável comercialmente.

Alguns usuários já falam em deixar o Instagram e mostraram seu descontentamento com o anúncio, enquanto outros até elogiaram. De acordo com a rede, existe a opção de esconder as propagandas, e uma breve pesquisa de feedback em que o usuário explique porque não gostou de um anúncio, para que ele passe a receber diferentes tipos de propaganda.