Estudantes de todo o País ainda poderão fazer a inscrição do Programa Universidade para Todos (ProUni) que teve seu prazo estendido até quinta-feira (27). Apesar da prorrogação da data, as inscrições continuam sendo feitas de forma online e os candidatos devem consultar o número de vagas por instituição na página do programa na internet.

Para se candidatar, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obter no mínimo 450 pontos na média das notas com pontuação acima de zero na redação. No processo seletivo deste segundo semestre, serão concedidas um total de 90.045 bolsas em instituições particulares de educação superior, entre as bolsas, 55.693 são integrais.

Desde o início das inscrições, dia 21 deste mês, o Ministério da Educação já registrou 336.748 inscritos e 648.807 inscrições – a diferença se justifica pela possibilidade de cada estudante fazer até duas opções de curso.

Resultados

O processo prevê duas chamadas. O resultado dos candidatos selecionados na primeira chamada será divulgado no domingo (30), pela internet. Entre os dias 1º a 8 de julho, o estudante selecionado deve comparecer à respectiva instituição de ensino para comprovação de informações prestadas no momento da inscrição, providenciar a matrícula e, se for o caso, participar de seleção própria da instituição.

O resultado da segunda chamada está previsto para 16 de julho. O estudante terá de 16 a 22 do mesmo mês para comprovar as informações e providenciar a matrícula.

Caso pretenda integrar a lista de espera, o candidato terá de fazer a adesão, também online, de 26 a 29 de julho. A lista estará disponível no Sistema Informatizado do ProUni (Sisprouni) para consulta pelas instituições em 1º de agosto. No dia seguinte, será feita a primeira convocação. O candidato selecionado terá até o dia 7 do mesmo mês para a comprovação dos documentos e matrícula. Em 12 de agosto, será feita a segunda convocação. O prazo para aferição dos documentos e matrícula vai até o dia 15.

Prouni

Criado em 2005, o ProUni oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior a estudantes egressos do ensino médio da rede pública. Também são atendidos bolsistas integrais oriundos da rede particular. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A bolsa integral é concedida apenas a aqueles que têm renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Para candidatos à bolsa parcial, a renda é de até três salários mínimos. Além disso, o aluno deve se enquadrar em alguma destas condições:

– Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou privada (neste caso, com bolsa integral);

– Ter cursado parcialmente o ensino médio completo em escola pública e parcialmente em escola da rede privada (neste caso, com bolsa integral);

– Ser pessoa com deficiência;

– Ser professor efetivo da rede pública de ensino básico que concorre a vagas em cursos com grau de licenciatura (neste caso não há o requisito de renda familiar).