Homens que fazem trabalho de casa também são prejudicados no emprego
Homens também enfrentam um “teto de vidro” próprio às vezes – quando têm filhos e assumem funções domésticas, ou seja, adotam papéis vistos como tradicionalmente femininos. O mesmo acontece com mulheres que fogem do “esperado” e escolhem não ter filhos ou deixar o trabalho de casa para os outros. As descobertas são de um estudo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Homens também enfrentam um “teto de vidro” próprio às vezes – quando têm filhos e assumem funções domésticas, ou seja, adotam papéis vistos como tradicionalmente femininos. O mesmo acontece com mulheres que fogem do “esperado” e escolhem não ter filhos ou deixar o trabalho de casa para os outros. As descobertas são de um estudo de professores da Rotman School of Management, da Universidade de Toronto, do Canadá.
Segundo a pesquisa, o tratamento que profissionais recebem de colegas de trabalho está diretamente relacionado com os papéis de gênero assumidos por eles em casa – e qualquer um que saia das expectativas tradicionais de o que é feminino e o que é masculino pode ser penalizado.
Assim, homens que assumem funções domésticas após ter filhos, como passar mais tempo em casa cuidando das crianças, recebem tratamento pior do que aqueles que são os principais provedores da família e colocam o emprego em primeiro lugar. Já mulheres que não assumem o papel de responsável pelas funções domésticas depois de terem filhos, bem como aquelas que escolhem não ser mães, também são maltratadas com mais frequência pelos colegas do que mães que assumem as tarefas domésticas.
A pesquisa promoveu dois estudos de campo, um deles em organizações com quadro de funcionários formado principalmente por mulheres, e outro em um local de trabalho dominado por homens. Em ambos os ambientes foi encontrado assédio de profissionais que não se encaixavam nos papéis tradicionais de gênero. A análise buscou exemplos em que os profissionais fossem provocados, maltratados e excluídos por colegas de trabalho por causa do comportamento doméstico. No caso dos homens, foi buscado também situações que os acusassem de “não serem homens suficientes”.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Na véspera de Natal, mulher tem porco furtado de sua propriedade rural no interior de MS
O animal foi furtado na noite da última terça-feira (24)
VÍDEO: Papai e Mamãe Noel desfilam em trenó de triciclo pela Avenida Afonso Pena
Vídeo da cena inusitada circulou pelas redes sociais, nesta quinta-feira (26)
PRF inicia a Operação Ano Novo nesta sexta-feira nas rodovias federais de MS
O encerramento está previsto para a próxima quarta-feira
Trancista é acusada de aplicar golpe em clientes de Campo Grande: ‘marcamos horário e ela sumiu’
Clientes relatam ao Jornal Midiamax que trancista estaria pedindo pagamento antecipado, mas não cumprindo com os serviços contratados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.