O governo do Estado, através da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania reafirmou seu apoio a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres do município de . A reunião aconteceu no dia 22, na Governadoria, e teve e presença da subsecretaria, Tai Loschi, e da titular da coordenadoria de Ponta Porã, Jeane de Lima.

Durante o encontro, a coordenadora de Ponta Porã afirmou que a nova equipe já está pondo em prática novas propostas e em especial iniciando um trabalho com as mulheres do assentamento Itamaraty. “Além disso, o nosso foco é trabalhar todas as diretrizes do Plano Nacional de Políticas para Mulheres”, disse Jeane.

De acordo com a subsecretária, Tai Loschi, o encontro também foi oportuno para a entrega do material sobre a luta contra o tráfico e exploração sexual. “Além de estarmos estreitando o laço com o município, nesse encontro também estamos reforçando o trabalho contra o tráfico e exploração sexual de mulheres, uma vez que a fronteira é uma região muito mais vulnerável. Segundo Jeane, o material será distribuído nos postos da Polícia Rodoviária Federal, nas escolas e universidades. “Para que todos tenham conhecimento sobre o assunto”, afirmou.

A luta contra o tráfico e exploração sexual é um compromisso do Estado de Mato Grosso do Sul desde 2011, quando a Coordenadoria da Mulher desenvolveu o projeto “Capacitando para o Enfrentamento ao Tráfico e Exploração Sexual de Mulheres” em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres. O objetivo do projeto é sensibilizar todos os envolvidos na temática para prevenção, atendimento às vitimas e a responsabilização dos criminosos.