Governo distribuirá 800 milhões de preservativos em 2013
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, encerrou na noite de ontem (10), no Sambódromo da Avenida Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, as ações de prevenção e conscientização das DST/aids no período de Carnaval. Padilha também participa de atividades da campanha em São Paulo, no Recife, em Olinda e Salvador. Para o carnaval deste […]
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O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, encerrou na noite de ontem (10), no Sambódromo da Avenida Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, as ações de prevenção e conscientização das DST/aids no período de Carnaval. Padilha também participa de atividades da campanha em São Paulo, no Recife, em Olinda e Salvador.
Para o carnaval deste ano, o Ministério da Saúde distribuiu aos estados e municípios cerca de 73 milhões de camisinhas. Segundo informações do Ministério da Saúde, ao todo, até o final do ano, o governo pretende distribuir, em todo o país, mais 700 milhões de preservativos.
Este ano a campanha tem como tema A Vida É Melhor sem Aids. Proteja-se: Use Sempre A Camisinha. Com ela, o governo pretende chamar a atenção para o risco da falta do preservativo na hora da relação sexual.
O Ministério da Saúde também está realizando a campanha Fique Sabendo. A ação tem por objetivo “aumentar o acesso da população à prevenção e ao diagnóstico oportuno, garantindo o direito à saúde, com sigilo e confiabilidade”.
Embora a doença no país esteja sob controle, pesquisas do Ministério da Saúde indicam redução no uso da camisinha em todas as faixas etárias, de 58% para 49% nas relações com parceiros casuais.
“Mudar de tom é uma estratégia do governo para reverter a queda no uso da camisinha, principalmente no carnaval, período em que ocorrem muitas relações casuais”, alertou o ministro Alexandre Padilha.
No Brasil, foram identificados 38,7 mil novos casos novos em 2011, com taxa de incidência de 20,2 por 100 mil habitantes. No mesmo ano, também ocorreram 12.044 mortes no país. No Rio de Janeiro, o número de casos registrados da doença foi 5.068 e a taxa de incidência de 31,5. O número de óbitos no estado fechou em 1.700, em 2011.
A campanha deste ano, que tem como público-alvo a população sexualmente ativa (15 a 49 anos), dá ênfase a um novo conceito, com mensagens sobre a gravidade da doença. Além de vídeos tratando da gravidade da doença, a campanha conta ainda com anúncios em outdoor, busdoor, taxidoor, esteiras de aeroportos, abrigos de ônibus e balões, com o tema principal e o lema “Proteja-se. Use Sempre a Camisinha”. Dois jingles de rádio também estão sendo veiculados, um em ritmo de frevo e outro de samba.
Estimativas do próprio ministério indicam que, no Brasil, cerca de 530 mil pessoas vivam atualmente com o vírus da aids, e, entre essas, 135 mil nunca fizeram o teste.
Durante a campanha Fique Sabendo, os foliões terão a oportunidade de fazer o teste, que permite ainda a identificação de outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e hepatites B e C. Além de preservativos, também serão distribuídos gel lubrificante e material informativo sobre essas doenças. Quem tiver o diagnóstico positivo será encaminhado para os serviços de referência.
A ação Fique Sabendo funciona o ano inteiro em ambulatórios, unidades básicas de saúde e centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Nas unidades móveis, o serviço é oferecido em locais como praças, feiras e eventos específicos, como o carnaval.
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