Pular para o conteúdo
Geral

Futuro chanceler do Paraguai faz mistério sobre retorno ao Mercosul e à Unasul

Sem revelar se o novo governo paraguaio pretende retornar ao Mercosul e à União de Nações Sul-Americanas (Unasul) com o fim da suspensão no dia 15, o futuro ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, disse que apostará no aprofundamento das discussões dos temas bilaterais com os países vizinhos. Segundo ele, o diálogo deve […]
Arquivo -

Sem revelar se o novo governo paraguaio pretende retornar ao Mercosul e à União de Nações Sul-Americanas (Unasul) com o fim da suspensão no dia 15, o futuro ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, disse que apostará no aprofundamento das discussões dos temas bilaterais com os países vizinhos. Segundo ele, o diálogo deve predominar sempre.

Porém, nos últimos dias, o novo presidente do Paraguai, Horacio Cartes, endureceu o discurso, indicando que o processo de retorno ao Mercosul e à Unasul não será simples nem automático. Para os paraguaios, a suspensão é interpretada como irregular.

Loizaga, designado ministro das Relações Exteriores pelo presidente eleito Horacio Cartes, disse que o objetivo do novo governo é manter o juramento de respeito à cidadania. “Na diplomacia, o último que se perde é o diálogo, mesmo quando acaba a saliva, é preciso seguir tentando dialogar. Em um mundo civilizado, hoje em dia é o que deve predominar”, ressaltou.

Para o futuro chanceler, a presença dos presidentes Dilma Rousseff, Cristina Kirchner (Argentina), José Pepe Mujica (Uruguai), Sebastián Piñera (Chile), Ollanta Humala (Peru) e Ma Ying-jeou (Taiwan) é a demonstração de confiança no processo democrático paraguaio que seguirá avançando.

O Paraguai foi suspenso do Mercosul e da Unasul em junho de 2012, após a destituição do poder do então presidente Fernando Lugo. A suspensão foi definida, pois os líderes concluíram que o processo de impeachment de Lugo não seguiu os preceitos legais. Mas as autoridades paraguaias negam irregularidades no processo.

“Depois do dia 15 vamos seguir conversando sobre o tema do Mercosul e sabemos que a sanção imposta ao Paraguai foi injusta”, disse Loizaga.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Semana do Registre-se tem mais de 3 mil atendimentos em Campo Grande

Isaquias Queiroz e Gabriel Nascimento vão à final em Copa do Mundo

interdições em Campo Grande

Agetran informa trechos de interdições programadas para este sábado e domingo

Prefeitura publica edital de processo seletivo com 375 vagas para professores da Reme

Notícias mais lidas agora

Empresa ligada a Neno desiste e Justiça enterra pedido para anular licitação da loteria de MS

Justiça vai ouvir empresários de tecnologia em ação que pede fim do contrato de R$ 59 milhões do Sigo

onça s: Saul Schramm/Secom

Nem zoológico, nem Bioparque: onça que matou caseiro vai para instituto de São Paulo

Nikolas Ferreira recebe moção das mãos de vereador em Campo Grande: ‘Honra e admiração’

Últimas Notícias

Brasil

Pesquisa mostra que faltam equipes completas 24 horas em maternidades

A ausência de profissionais especializados é ainda maior nas unidades de pequeno porte

Trânsito

VÍDEO: ônibus transita normalmente com porta danificada aberta

Coletivo linha 515 - (Damha 1 / T. Hércules Maymone)

Brasil

Anatel e Ancine vão atuar para combater pirataria de filmes e séries

As duas agências deverão intensificar a fiscalização e o bloqueio de plataformas piratas

Trânsito

Jovem vítima de acidente morre após ficar internado dois dias em UTI

Acidente entre moto e ônibus na Rua Egídio Thomé com a Rua Luís Corrêa