Pular para o conteúdo
Geral

Fundação de Cultura realiza 2ª edição do Festival Jazz e Viola na Capital

Já esperado pelo público da Capital, o Festival Jazz e Viola, realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul nos dias 19 e 20 de dezembro, no Teatro Aracy Balabanian, chega a sua segunda edição com oficinas e convidados tão promissores quanto aos do ano passado. Unindo fronteiras entre as mais variadas tendências da […]
Arquivo -

Já esperado pelo público da Capital, o Festival Jazz e Viola, realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul nos dias 19 e 20 de dezembro, no Teatro Aracy Balabanian, chega a sua segunda edição com oficinas e convidados tão promissores quanto aos do ano passado.
 
Unindo fronteiras entre as mais variadas tendências da música instrumental brasileira, o festival é um dos maiores encontros já realizados entre a raiz e o erudito, unindo a sutileza da viola caipira com o jazz, uma influência mundialmente estabelecida.
 
As atrações deste ano são Ivan Vilela (SP), Marcelo Mafili (MS), Jean Gabriel (PR), Camerata Violeira (MS), além da participação especial da Orquestra de Viola Vozes do Pantanal e da Orquestra Som das Águas.
 
As apresentações começam a partir das 20 horas. A entrada dos shows nos dois dias é de apenas um brinquedo novo. Já para as oficinas, o investimento é no valor de R$ 10,00 e os alunos receberão certificados. Interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site: www.festivaljazzeviola.com.br.
 
O Festival Jazz e Viola conta com a direção de Marcos Assunção, com a produção executiva de Kellen Nunes e Wilian Carvalho e realização da Fundação de Cultura, Governo do Estado e da Águas Guariroba. Além do Apoio Cultural da Edsom Instrumentos Musicais, Prefeitura Municipal de Campo Grande, FUNDAC, 104 Fm, TV Pantanal,Graficolor, Pizza Lev, Banda Company, Cant’Arte, SuperBiz, Camerata Violeira e Orquestra Jovem Som das Águas.
 
Confira a relação de oficinas musicais:
19 de dezembro – 9 horas
Oficina de viola brasileira, com Marcelo Mafili (MS)
Oficina de violino, com Edson Verbinsk (MS)
Oficina de violão, com Jean Gabriel (PR)
 
20 de dezembro – 9 horas
Oficina de viola brasileira, com Ivan Vilela (SP)
 
Atrações:
19 de dezembro – 20 horas
Abertura com Orquestra Vozes do Pantanal e Marcelo Mafili (MS). Em seguida, Jean Gabriel (PR), fechando a noite musical.
 
20 de dezembro – 20 horas
Abertura com Camerata Violeira e Orquestra Som das Águas. Na sequência, o instrumentista Ivan Vilela finalizando o festival.
 
Conheça os artistas:
Ivan Vilela (SP) – Desde 1996 realiza apresentações no exterior tendo tocado na Espanha, França, Inglaterra, Itália, Bélgica e Portugal realizando concertos e conferências em salas de espetáculos e universidades. Em disco autoral ou junto a grupos foi indicado a importantes prêmios, como o Prêmio da Música Brasileira,  em 2011, com o cd Mais Caipira e o Prêmio IBAC de Cultura Popular Brasileira em 2009, entre outros.
 
Marcelo Mafili (MS) – Formando em Musica pela UFMS, recém inicia sua caminhada de performance musical com a Viola Caipira, trazendo em seu repertorio a inovação de expor temas clássicos de nomes vivos da musica universal, como John S. Bach e Heitor Villa Lobos, apresentando também, temas contemporâneos como Almir Sater e Ivan Vilela, alem de suas composições.
 
Jean Gabriel (PR) – Músico, pesquisador, violonista, compositor, produtor musical, formado em filosofia na PUC-PR. Teve como professores principais Roberto Texeira e Henrique Pinto (violão); Maestro Osvaldo Colarusso (harmonia e analise musical). Atualmente está produzindo seu 1º CD de músicas autorais “Toadas e Passeios”.
 
Camerata Violeira – O encontro entre a raiz e o erudito resultou em uma linguagem original, inspirada pela riqueza das mais diversas vertentes da música brasileira. Detentora de uma sonoridade marcante, que evoca a nossa cultura unificando fronteiras entre as variadas tendências musicais, projeta ao universal o regionalismo. A orquestra nasceu em 2012, fruto do FIC – Fundo de investimentos Culturais. Atualmente desenvolve projeto com oficinas de viola brasileira e cordas e concertos com o patrocínio da Águas Guariroba. Conta com a direção musical e arranjos do instrumentista Marcos Assunção.
 
Orquestra de Viola Vozes do Pantanal (Miranda / MS) – É um projeto de educação sistêmica que envolve princípios de música e jardinagem, valorizando a arte no processo de formação íntegra do ser humano, sendo a Orquestra de viola Caipira o primeiro resultado em um ano de trabalho da escola Viva, com um repertório que caminha de mãos dadas aos princípios da escola, valorizando a família, a cultura caipira, a natureza, a sustentabilidade, a paz e amor em serviço da vida.
 
Edson Verbinsk – Graduado em Música (Violino) pela Universidade de Évora (Portugal) em 2010, obteve diploma de Mestre em Música, com ênfase em Interpretação (Violino), na Universidade de Évora em 2012. Atua como violinista em orquestras de Portugal e do , tais como Orquestra do Algarve, Orquestra da Universidade de Évora, Orquestra Sinfônica Juvenil, Orquestra Clássica da Academia (Portugal), Orquestra de Câmara do Pantanal e Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande.
 
Orquestra Som das Águas de Campo Grande – É formada por crianças e jovens das comunidades dos bairros Dom Antônio, Colorado, Lageado e proximidades que recebem aulas de viola caipira, violão e cordas. O projeto busca dar incentivo e oportunidade da vivência musical além de promover o resgate cultural através da música raiz e regional. A Orquestra é realizada pela Águas Guariroba.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vacinação

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente na BR-463

IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no topo

arsenal

Arsenal empata com o campeão Liverpool após estar perdendo por 2 a 0

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Entre o aniversário do pai e o Dia das Mães, Joaquim resgata memória levada pela Covid

Últimas Notícias

Mundo

Trump pretende aceitar Boeing de luxo do Catar como nova aeronave presidencial, diz imprensa

O Boeing 747-800 é estimado em 400 milhões de dólares (2,26 bilhões de reais)

Emprego e Concurso

De analista de marketing a fisioterapeuta, Funtrab oferta mais de 3 mil vagas de trabalho em MS

Os interessados devem comparecer até a Fundação com RG, CPF e Carteira de Trabalho

Polícia

Foragido da polícia, homem tenta se passar pelo irmão e acaba preso na UPA Coronel Antonino

Homem procurou atendimento médico porque acreditava que tinha quebrado o pé, mas raio-x não apontou fraturas

Transparência

Sidrolândia gastará R$ 2,7 milhões com reparos e manutenção de áreas públicas

Serviços em áreas públicas de Sidrolândia caberão às empresas selecionadas a partir do chamamento público, válido por 12 meses