Frio aumenta a proliferação de doenças respiratórias e abrir as janelas é essencial para prevenção
Tempo frio aumenta as chances de proliferação de doenças virais e bacterianas, sendo a gripe Influenza uma das mais comuns no inverno. O tempo seco potencializa as doenças e uma das principais formas de prevenção é o simples ato de abrir as janelas, para promover a circulação do ar. “Neste período as doenças respiratórias causadas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Tempo frio aumenta as chances de proliferação de doenças virais e bacterianas, sendo a gripe Influenza uma das mais comuns no inverno. O tempo seco potencializa as doenças e uma das principais formas de prevenção é o simples ato de abrir as janelas, para promover a circulação do ar.
“Neste período as doenças respiratórias causadas por vírus tem a sua transmissão intensificada e acelerada pelo ambiente fechado e a falta de renovação do ar. Pessoas mais propícias podem até ter complicações com infecções bacterianas”, explica o médico infectologista Rivaldo Venâncio.
Segundo o médico, que também é professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sinusites, amigdalites, pneumonias, gripe Influenza (H1N1, H3N2) e bronquites são as doenças mais comuns para esta época.
Os grupos mais susceptíveis a contrair estas doenças são os idosos, crianças e doentes respiratórios de base, como asmáticos e fumantes. “Não espere a crise chegar. Qualquer sintoma procure um médico”, destaca o professor.
Rivaldo aponta que a higiene pessoal é imprescindível para evitar o contágio. “Tossiu, limpou o nariz, lave imediatamente as mãos e o rosto. Estar gripado, com conjuntivite ou outra doença de fácil transmissão considere ficar em casa”, conclui.
Só no Hospital Universitário, onde Rivaldo atua, há cinco pacientes internados com síndrome gripal, sendo um deles confirmado para H1N1.
De acordo com a assessoria do hospital também há dois funcionários afastados com gripe, mas ainda não há confirmações de exames que apontem Influenza, sendo consideradas apenas gripes comuns.
Notícias mais lidas agora
- Família voltava de Campo Grande para Corumbá quando sofreu acidente em que menino morreu na BR-262
- Motorista de aplicativo foge com entrega de cliente em Campo Grande
- Cliente tenta doar pix de Natal para funcionários de shopping mas é impedida por ‘fiscal’ em Campo Grande
- Criança de 8 anos morre em acidente após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-262
Últimas Notícias
VÍDEO: Carro desrespeita semáforo e bate em outro na região Central de Campo Grande
Do acidente restou danos aos veículo e o Juizado de Trânsito foi acionado
Fórmula 1 renova contrato com o Grande Prêmio da China até 2030
Em 2025, o GP de Xangai será no fim de semana de 21 a 23 de março, inclusive, será a primeira corrida Sprint da temporada; Confira os detalhes
Após Natal, movimento no comércio cai e lojas esvaziam no Centro de Campo Grande
Queda nas vendas já era esperada por quem trabalha no comércio e expectativa é de que em janeiro aumente fluxo de vendas
Sepse pulmonar: entenda causa da morte de Ney Latorraca
Vítima de sepse pulmonar, Ney Latorrada estava internado desde 20 de dezembro na Clínica São Vicente, da Gávea
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.