Tempo frio aumenta as chances de proliferação de doenças virais e bacterianas, sendo a gripe Influenza uma das mais comuns no inverno. O tempo seco potencializa as doenças e uma das principais formas de prevenção é o simples ato de abrir as janelas, para promover a circulação do ar.

“Neste período as doenças respiratórias causadas por vírus tem a sua transmissão intensificada e acelerada pelo ambiente fechado e a falta de renovação do ar. Pessoas mais propícias podem até ter complicações com infecções bacterianas”, explica o médico infectologista Rivaldo Venâncio.

Segundo o médico, que também é professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sinusites, amigdalites, pneumonias, gripe Influenza (H1N1, H3N2) e bronquites são as doenças mais comuns para esta época.

Os grupos mais susceptíveis a contrair estas doenças são os idosos, crianças e doentes respiratórios de base, como asmáticos e fumantes. “Não espere a crise chegar. Qualquer sintoma procure um médico”, destaca o professor.

Rivaldo aponta que a higiene pessoal é imprescindível para evitar o contágio. “Tossiu, limpou o nariz, lave imediatamente as mãos e o rosto. Estar gripado, com conjuntivite ou outra doença de fácil transmissão considere ficar em casa”, conclui.

Só no Hospital Universitário, onde Rivaldo atua, há cinco pacientes internados com síndrome gripal, sendo um deles confirmado para H1N1.

De acordo com a assessoria do hospital também há dois funcionários afastados com gripe, mas ainda não há confirmações de exames que apontem Influenza, sendo consideradas apenas gripes comuns.