Foco de peste suína africana é identificado em região criadora de gado russa
O Serviço de Inspeção Agrícola e de Criação de Gado (SIAG) da Rússia informou ter descoberto um foco de peste suína africana na região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia. Os veterinários russos detectaram o vírus nos animais mortos de uma criação particular de gado, segundo agências de notícias locais. É o primeiro caso […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Serviço de Inspeção Agrícola e de Criação de Gado (SIAG) da Rússia informou ter descoberto um foco de peste suína africana na região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia.
Os veterinários russos detectaram o vírus nos animais mortos de uma criação particular de gado, segundo agências de notícias locais.
É o primeiro caso em Belgorod de peste suína africana, um vírus muito contagioso que se propaga com facilidade entre as criações de porcos domésticos e de javalis.
O subdiretor do SIAG, Nikolai Vlasov, viajou com urgência à região para coordenar as ações a fim de prevenir a proliferação do vírus.
Belgorod conta com 25% das cabeças de gado suíno da Rússia, país que tenta reduzir a excessiva dependência das importações de carne da União Europeia.
A vizinha Ucrânia registrou, no ano passado, de um surto de peste suína já erradicado, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
A FAO havia solicitado às autoridades dos países vizinhos a intensificação das medidas de prevenção, já que nesta região grande parte dos porcos domésticos são criados em âmbito familiar, o que eleva o risco de contágio.
A Rússia registrou em 2011 um surto de peste suína que provocou a morte de 300 mil animais e fez o país registrar um prejuízo de US$ 240 milhões, de acordo com a FAO.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Trancista é acusada de aplicar golpe em clientes de Campo Grande: ‘marcamos horário e ela sumiu’
Clientes relatam ao Jornal Midiamax que trancista estaria pedindo pagamento antecipado, mas não cumprindo com os serviços contratados
Prefeita de Naviraí paga 13º após professores contratados manifestarem contra atraso
Sindicato da categoria emitiu nota sobre o atraso do pagamento
Vizinho ignora criança autista, solta fogos e rojões e acaba preso em Campo Grande
Ele ainda jogou rojões perto dos policiais quando foi abordado
Acusados de envolvimento na morte de dois homens na véspera de Natal se apresentam à polícia em MS
Os suspeitos foram ouvidos e liberados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.