Fazendeiros protestam contra reintegração de posse dos indígenas em frente à Funai
Proprietários rurais de várias partes do estado estão realizando, na manhã desta terça-feira (19), uma manifestação em frente à sede da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), na avenida Maracaju, centro de Campo Grande. O protesto é contra as reintegrações de posse por parte dos indígenas no estado. Eles também protestam contra o trabalho de vistoria […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Proprietários rurais de várias partes do estado estão realizando, na manhã desta terça-feira (19), uma manifestação em frente à sede da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), na avenida Maracaju, centro de Campo Grande. O protesto é contra as reintegrações de posse por parte dos indígenas no estado.
Eles também protestam contra o trabalho de vistoria que está sendo desenvolvido pela Funai. Que, segundo eles, não está sendo justo e não leva em conta os documentos apresentados pelos produtores.
Segundo os manifestantes, a ideia é que o protesto dure por toda a manhã. Eles interrompem momentaneamente o trânsito no local e logo depois o liberam, para chamar a atenção de quem passa.
João Aurélio Damião, 54 anos, é produtor rural em Caarapó e alega não ser contra a demarcação das terras indígenas, mas ele exige a indenização por parte do governo por conta das benfeitorias feitas nas propriedades. “Nunca vi isso acontecer”, afirma.
“Em 30 anos morando em Caarapó, nunca se falou em conflitos entre índios e proprietários rurais. Mas, nos últimos cinco anos, a situação está insustentável na região. Não podemos mais aguentar”, confessa.
Os produtores afirmam que algumas famílias estão há mais de 60 anos nas terras, e que possuem documentos que garantem que o Estado passou diretamente a posse do local para eles. Com esses documentos, eles alegam ainda que podem comprovar que essas terras não têm qualquer ligação com as propriedades requeridas pelos indígenas.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
VÍDEO: Idoso é atropelado por motociclista sem CNH na Gunter Hans em Campo Grande
Este é o segundo acidente ocorrido na mesma região neste fim de semana, sendo o terceiro registrado na Capital em menos de 24 horas
Embrigado, homem pega enxada e ameaça pai e irmão no loteamento Nova Serrana, na Capital
Caso foi registrado na Depac Cepol na madrugada deste domingo (15)
Motoentregador bate em poste e Campo Grande registra segunda morte do fim de semana
Polícia suspeita que rapaz tenha sofrido mal súbito na motocicleta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.