Farc: ainda não há acordo com o governo colombiano sobre participação política
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) declararam hoje (8) que, apesar dos avanços na discussão do tema da participação política das Farc, em um eventual processo de paz, ainda não há possibilidade de firmar um acordo com o governo sobre esse ponto da agenda de negociação – o segundo item da pauta. “Estamos construindo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) declararam hoje (8) que, apesar dos avanços na discussão do tema da participação política das Farc, em um eventual processo de paz, ainda não há possibilidade de firmar um acordo com o governo sobre esse ponto da agenda de negociação – o segundo item da pauta.
“Estamos construindo os acordos, mas todavia não há um consenso”, disse à imprensa em Havana, capital cubana, o negociador-chefe das Farc, Iván Márquez.
Ele descartou que seja possível conseguir terminar o diálogo sobre o tema até o próximo domingo (13), dia em que termina o décimo quinto ciclo de conversações. Márquez admite que existam “certos avanços nesta rodada de negociação, mas, ainda, sem um desfecho.
O primeiro acordo parcial entre o governo e as Farc, sobre o desenvolvimento agrário, foi firmado em maio, após seis meses de conversas. A mesa de negociação, em Havana, foi aberta em novembro do ano passado.
A guerrilha também fez críticas ao Ministro da Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, a quem chamou de “obstinado franco-atirador”. Para as Farc, Pinzón não está “a favor dos diálogos em Havana”.
“Temos a impressão de que o ministro não está falando a mesma linguagem do governo, ao contrário, está subordinado à linha contra a paz do inimigo número um da solução política, o ex-presidente Álvaro Uribe”, disse Márquez.
Nessa segunda-feira (7), as Farc acusaram o ministro da autoria de uma proposta de “criminalizar” protestos sociais no país. Pinzón se defendeu das acusações dizendo que o “governo promoverá os protestos sempre que respeitem direitos dos cidadãos”.
Em agosto, um protesto nacional agrário bloqueou as principais rodovias colombianas por quase duas semanas, causando problemas de abastecimento no país. O governo conseguiu negociar com os líderes do movimento camponês, mas acusou as Farc de infiltrar integrantes nas manifestações.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Edmilson atrapalha o romance entre Dhu e Wagner: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Madalena exige dinheiro que Osmar roubou de sua família: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Bia destrói fotos tiradas por Beto para a campanha: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.