Estudo afirma que primeiros cães foram domesticados na Europa

Os lobos são animais selvagens e perigosos. Caçadores exímios, eles ocupam o topo da pirâmide alimentar das regiões onde habitam e são extremamente arredios no contato com os seres humanos. Ainda assim, eles são os ancestrais de todas as espécies de cachorros que existem ao redor do mundo, animais muito mais dóceis e brincalhões, tão […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os lobos são animais selvagens e perigosos. Caçadores exímios, eles ocupam o topo da pirâmide alimentar das regiões onde habitam e são extremamente arredios no contato com os seres humanos. Ainda assim, eles são os ancestrais de todas as espécies de cachorros que existem ao redor do mundo, animais muito mais dóceis e brincalhões, tão adaptados à convivência com os seres humanos que dividem com esses suas cidades, casas e famílias. Uma nova pesquisa publicada nesta quinta-feira na revista Science mostra que essa transição entre lobo selvagem e cão domesticado aconteceu na Europa há, no mínimo, 18 800 anos.

Os cães são os animais domesticados mais bem adaptados à convivência direta com os seres humanos — a ponto de se tornarem conhecidos como os melhores amigos do homem. Os cientistas sugerem que essa afinidade comportamental acontece por causa da ancestral amizade entre as duas espécies.

Durante os milhares de anos de convivência, os seres humanos foram selecionando os cães mais dóceis e brincalhões, criando uma espécie extremamente afeita à vida doméstica (em comparação, os gatos foram domesticados há cerca de 10 000 anos). Até hoje, no entanto, os cientistas ainda discutem o local e a data exatos nos quais os lobos deixaram de ser inimigos e competidores do homem e viraram parte da família.

Estudos anteriores feitos a partir da análise genética de diversas espécies de cães modernos ao redor do mundo sugeriam que os animais descendiam de lobos que viviam no Oriente Médio e no Oeste Asiático. Os fósseis mais antigos de cachorros, no entanto, foram encontrados no oeste da Europa e na Sibéria, datando de entre 15 000 e 36 000 atrás. Enquanto isso, os registros mais antigos de cães no Oriente Médio ou na China não passam de 13 000 atrás.

Conteúdos relacionados