Equipes correm para tentar resgatar navio Costa Concordia, naufragado na Itália

Equipes de resgate correm contra o tempo para tentar remover o navio Costa Concordia, naufragado desde janeiro de 2012 perto da ilha de Giglio, na Itália. Segundo oficiais disseram nesta segunda-feira, se essa tentativa falhar, não haverá uma segunda chance. Os restos da embarcação estão sendo comprimidos pelo próprio peso sobre o leito de granito […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Equipes de resgate correm contra o tempo para tentar remover o navio Costa Concordia, naufragado desde janeiro de 2012 perto da ilha de Giglio, na Itália.

Segundo oficiais disseram nesta segunda-feira, se essa tentativa falhar, não haverá uma segunda chance.

Os restos da embarcação estão sendo comprimidos pelo próprio peso sobre o leito de granito da região.

Nick Sloane, líder da operação, afirmou que o Concordia já se comprimiu cerca de três metros desde que naufragou em 13 de janeiro de 2012 após se chocar com um recife irregular durante uma manobra exibicionista.

Na ocasião, 32 pessoas morreram.

Sloane, engenheiro da companhia americana Titan Salvage, disse que os especialistas teriam apenas uma chance para puxar o navio, realocando-o na posição vertical e conduzindo-o posteriormente à costa, para demolição.

Essa tentativa deve acontecer em setembro. “Não poderemos colocá-lo de volta” para baixo e começar de novo, disse Sloane.

A programação para a retirada do Costa Concordia sofreu atrasos. Anteriormente agendada para o começo do verão local (inverno no Brasil), foi adiada por problemas meteorológicos.

Conteúdos relacionados

Hanna é dócil e está desaparecida desde o dia 19 de dezembro (Reprodução, Arquivo Pessoal)