Eike Batista se diz arrependido de ter aberto capital de suas empresas
O empresário Eike Batista afirmou em artigo publicado nesta sexta-feira por diferentes jornais que está arrependido de ter aberto o capital de suas empresas no mercado antes de tê-las consolidado. “Se pudesse voltar no tempo, não teria recorrido ao mercado de ações”, afirmou Batista, até há algum tempo considerado o sétimo homem mais rico do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O empresário Eike Batista afirmou em artigo publicado nesta sexta-feira por diferentes jornais que está arrependido de ter aberto o capital de suas empresas no mercado antes de tê-las consolidado.
“Se pudesse voltar no tempo, não teria recorrido ao mercado de ações”, afirmou Batista, até há algum tempo considerado o sétimo homem mais rico do mundo, mas que agora não figura nem entre as maiores fortunas brasileiras.
Os recursos do empresário vêm virando fumaça por causa da forte queda das ações de suas empresas no mercado, provocada por uma crise de credibilidade em torno do conglomerado EBX e pelos decepcionantes resultados da companhia petrolífera OGX.
A acelerada venda dos papéis da OGX também afetou a cotação de suas coligadas, como a empresa de logística LLX, a mineradora MMX e a elétrica MPX.
Eike considerou que, em vez de lançar ações dessas empresas no mercado, deveria ter criado um fundo privado de participações que lhe permitisse montar a partir do zero e desenvolver cada companhia por pelo menos dez anos.
“E todas permaneceriam fechadas até que tivesse certeza que tinha chegado o momento de abrir o capital”, afirmou.
O empresário negou que tenha sido um aventureiro quando lançou suas companhias no mercado ou que tivesse oferecido aos investidores empresas com resultados inflados ou ativos inexistentes.
Eike assegurou que, quando lançou ações de suas empresas na bolsa, tinha uma trajetória de 30 anos de trabalho com “desafios superados, êxito e uma capacidade comprovada de cumprir compromissos”.
O empresário atribuiu a elevada expectativa que existia em torno da OGX – empresa cujo capital foi aberto quando ainda não produzia petróleo e apenas possuía algumas concessões – às previsões realizados por empresas independentes.
“Eu estava extasiado com as informações que me chegavam (sobre o potencial das reservas e de produção da empresa). Por acaso eu podia esconder isso?”, se perguntou.
“Eu perdi e estou perdendo bilhões de dólares com a OGX. Alguém que deseje enganar ao próximo o faria ao custo de tantos bilhões?”, acrescentou Eike, ao esclarecer que, como acionista controlador, é quem mais perdeu com a queda da cotação da empresa.
O empresário assegurou que a desvalorização dos papéis de suas outras empresas é incompatível com o potencial das mesmas.
Eike também rejeitou as informações de algumas importantes publicações sobre economia do mundo que consideram que seu império chegou ao fim e que o empresário terá que se aposentar.
“Só posso dizer que me vejo muito longe desse Eike aposentado”, concluiu.
Notícias mais lidas agora
- Família voltava de Campo Grande para Corumbá quando sofreu acidente em que menino morreu na BR-262
- Motorista de aplicativo foge com entrega de cliente em Campo Grande
- Cliente tenta doar pix de Natal para funcionários de shopping mas é impedida por ‘fiscal’ em Campo Grande
- Criança de 8 anos morre em acidente após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-262
Últimas Notícias
Fórmula 1 renova contrato com o Grande Prêmio da China até 2030
Em 2025, o GP de Xangai será no fim de semana de 21 a 23 de março, inclusive, será a primeira corrida Sprint da temporada; Confira os detalhes
Após Natal, movimento no comércio cai e lojas esvaziam no Centro de Campo Grande
Queda nas vendas já era esperada por quem trabalha no comércio e expectativa é de que em janeiro aumente fluxo de vendas
Sepse pulmonar: entenda causa da morte de Ney Latorraca
Vítima de sepse pulmonar, Ney Latorrada estava internado desde 20 de dezembro na Clínica São Vicente, da Gávea
PM atira à queima-roupa contra rapaz em Osasco e ação é registrada por câmeras de segurança
O rapaz teria tentado tomar a arma de um PM
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.