A Disney decidiu nesta quarta-feira (9) fechar sua filial canadense em Vancouver, demitindo cerca de cem funcionários no país.

De acordo com o site de notícias canadense “The Province”, o porta-voz da Disney Barb Matheson afirmou que a medida serve para “reorientar operações e recursos sob o mesmo teto”. O “mesmo teto” ao qual ele se refere é a sede da Pixar em Emeryville, na Califórnia. Segundo Matheson, a equipe soube da notícia apenas nesta quarta.

O anúncio inverte a tendência recente da Disney de migrar parte de sua produção digital para o Canadá. O estúdio foi atraído para Vancouver devido aos incentivos fiscais do país.

“A equipe da Pixar Canadá é incrivelmente talentosa e estamos muito orgulhosos do excelente trabalho que temos produzido lá. No entanto, olhando para as necessidades criativas e de negócios do nosso estúdio, fizemos a decisão de redirecionar esforços e recursos.”

Caso o conglomerado decida continuar com uma filial canadense da Pixar, o que ainda é incerto, especula-se que ela possa migrar para Ontário ou Quebec.

A Pixar Canadá produziu, desde 2010, vários curtas para o estúdio, como “Air Mater”, “Small Fry” e “Festa-Sauro Rex”, servindo de laboratório para novas ideias e diretores. As produções eram exibidas no cinema antes dos filmes principais do estúdio.