A usina de açúcar e álcool CBAA/Agrisul, de Sidrolândia, demitiu 230 funcionários que ainda trabalhavam na empresa. “Ficou apenas uma meia dúzia para cuidar do patrimônio”, afirmou Oviedo dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Açúcar e Álcool de Rio Brilhante.

A empresa demitiu os funcionários na manhã desta quinta-feira (20). Na semana passada, os trabalhadores realizaram protesto em Campo Grande.

Oviedo dos Santos denunciou que as demissões ocorreram sem a realização de acertos, e os trabalhadores não receberam nada da rescisão contratual.

Os 260 funcionários também têm a receber mais de 160 dias de salários atrasados, 13º salário, férias e outros direitos trabalhistas dos empregados.

O líder sindical está em Campo Grande, na sede da FTI/MS (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso do Sul). Santos pede o apoio das autoridades dos órgãos de fiscalização trabalhista e ao Ministério Público do Trabalho para que ajudem os trabalhadores confiscando bens do usineiro José Pessoa, dono da CBAA/Agrisul, para pagamento de salário e verba rescisória.