O deputado estadual Lidio Lopes (sem partido) solicitou nesta quarta-feira (28) à presidência da Assembleia Legislativa, uma audiência pública para debater e encontrar solução imediata para resolver a situação de assentados em – distante a 402 km de Campo Grande. A medida foi tomada diante da eminente situação de despejo a que estão submetidos os 1.200 assentados do Assentamento Santo Antônio localizado no município, que fica no extremo sul do Estado.

Hoje na Assembleia se reuniram os 11 vereadores e o prefeito de Itaquiraí, Ricardo Favaro Neto, que vieram à Casa de Leis pedir ajuda aos parlamentares para que as famílias do “Santo Antônio”, instaladas no local há 7 anos, e que estão produzindo, não sejam despejadas pelo Incra. Ao todo somente em Itaquiraí estão assentadas pelo menos três mil famílias.

“O que os vereadores e a sociedade de Itaquiraí estão pedindo é que seja retirada a reintegração de posse. É preciso que encontremos definições urgentes, já que o problema não se restringe só à região de Itaquiraí, assim como em vários assentamentos de Mato Grosso do Sul que estão numa situação de alerta constante, sem saber por quanto tempo vão permanecer onde produzem”, destacou Lidio Lopes.

Diante da disponibilidade de agenda da Assembleia, o deputado sugeriu que a audiência pública seja agendada com urgência.

“Hoje precisamos aproveitar a presença das autoridades de Itaquiraí que conhecem bem a situação, para já definirmos logo após às 11h, com a presença do Celso Cestari, superintendente do INCRA, na reunião agendada junto às Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas e Comissão de Agricultura Pecuária e Política Rural, para que haja deliberações definitivas”, finaliza.