Pular para o conteúdo
Esportes

Vini Jr. presenteia Ancelotti com vitória sobre Paraguai e Brasil garante vaga na Copa do Mundo

O gol da vitória foi marcado por Vini Jr. ainda no primeiro tempo
Agência Estado -
Instagram/CBF

No dia em que completou 66 anos, Carlo Ancelotti foi presenteado da melhor maneira possível. Em sua primeira partida no comando da seleção no País, o treinador italiano foi homenageado pelos torcedores com um mosaico na Neo Química Arena, em , viu o Brasil derrotar o por 1 a 0 e, consequentemente, garantir a vaga para a Copa do Mundo de 2026. O gol da vitória foi marcado por Vini Jr. ainda no primeiro tempo.

A vitória faz o Brasil chegar aos 25 pontos. A Argentina lidera de maneira isolada, com 35, e se classificou com rodadas de antecedência. Na próxima Data , a seleção recebe o lanterna Chile em 4 de setembro – partida na qual Vini Jr. cumprirá suspensão -, ainda sem local definido, e encerra a participação nas Eliminatórias diante da Bolívia, fora de casa, dia 9.

Ancelotti fez três alterações em relação ao time que enfrentou o Equador. Raphinha, Gabriel Martinelli e Matheus Cunha, entraram nas vagas de Estêvão, Gerson e Richarlison, respectivamente. Assim, o italiano desfez o esquema com três meias e optou por uma formação com um quarteto ofensivo, completado por Vini Jr.

Posicionado ao lado de Matheus Cunha, Vini Jr. iniciou a partida mais por dentro, função que chegou a fazer com Ancelotti no Real Madrid, e Martinelli foi quem ficou encarregado de atuar do lado esquerdo. Na ponta direita, Raphinha foi bastante acionado nos primeiros minutos, sempre buscando o centro e abrindo espaço para as escapadas de Vanderson.

A equipe brasileira explorou bolas esticadas e jogadas individuais pelos flancos, mas encontrou dificuldade para furar o bloqueio paraguaio. Martinelli, se revezando com Vini Jr. na esquerda, foi boa opção e criou jogadas perigosas. Em uma delas, o jogador do Arsenal cruzou na linha de fundo, mas Matheus Cunha perdeu chance incrível ao cabecear para o meio da área em vez de tentar o gol.

O Paraguai chegou a ficar com os 11 jogadores atrás da linha da bola e não teve nenhuma chance clara na etapa inicial. A equipe do técnico Gustavo Alfaro fazia partida perfeita do ponto de vista defensivo até os 43 minutos do primeiro tempo, quando Raphinha puxou a marcação de três adversários e a bola sobrou para Matheus Cunha, que cruzou rasteiro para Vini Jr., como um centroavante, invadir a pequena área e completar para o gol. A vantagem no placar fez justiça à pressão brasileira na etapa inicial.

O roteiro da partida permaneceu inalterado na volta do intervalo A seleção continuou dominando o Paraguai de maneira ampla e por pouco não aumentou a vantagem nos primeiros minutos. Bruno Guimarães pegou a sobra na grande área e quase encobriu o goleiro Gatito Fernández após cruzamento, mas Cáceres salvou antes de a bola entrar.

Buscando fazer o Paraguai criar chances de empatar, o técnico Gustavo Alfaro tirou um volante para colocar Ángel Romero, atacante do com histórico artilheiro em Itaquera. Contudo, a mesma solidez defensiva apresentada pelo Brasil diante do Equador se repetiu, com destaque para a bom desempenho do novato Alexsandro, zagueiro do Lille-FRA, que ganhou a maioria dos duelos com os adversários.

Apesar de não sofrer, o Brasil parou de levar perigo conforme os minutos foram passando e o jogo foi ganhando contornos de tensão Com o lado direito produzindo pouco, Ancelotti fez alteração ousada, tirando o lateral-esquerdo Alex Sandro para colocar Beraldo, armando o time com três zagueiros e dando liberdade para Vanderson atacar. O treinador também colocou em campo Gerson e Richarlison, em uma tentativa de fazer a equipe ter maior posse de bola e voltar a ocupar o setor de ataque.

A seleção voltou a pressionar nos minutos finais e quase fez o segundo com Bruno Guimarães, mas Gatito fez grande defesa após chute do meia na grande área. O jogo encerrou sem mudanças no marcador e a vitória brasileira confirmada.

FICHA TÉCNICA

BRASIL – Alisson; Vanderson (Danilo), Marquinhos, Alexsandro Ribeiro e Alex Sandro (Beraldo); Casemiro e Bruno Guimarães; Raphinha, Matheus Cunha (Gerson), Vini Jr. (Richarlison) e Gabriel Martinelli. Técnico: Carlo Ancelotti.

PARAGUAI – Gatito Fernández; Juan Cáceres, Gustavo Gómez, Omar Alderete e Junior Alonso (Sández); Diego Gómez (Ángel Romero), Adrés Cubas, Villasanti (Bobadilla) e Miguel Almirón (Alejandro Romero Gamarra); Julio Enciso e Antonio Sanabria (Gabriel Ávalos). Técnico: Gustavo Alfaro

GOL – Vini Jr., aos 43 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS – Vini Jr. e Bruno Guimarães (Brasil); Junior Alonso (Paraguai).

ÁRBITRO – Jesús Valenzuela (VEN).

PÚBLICO – 46.316 presentes.

RENDA – R$ 2.706.050,00.

LOCAL – Neo Química Arena, em São Paulo (SP).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Defensoria fecha outra clínica terapêutica que tinha sido interditada por manter pacientes ‘dopados e maltratados’

Com shows, palestras e rodeio, 2° edição da Expogenética acontece em setembro

A trajetória de Ney Matogrosso chega à Netflix com “Homem com H”

‘Precisará amputar a perna’, diz pai de criança que estava em ônibus envolvido em acidente na BR-262

Notícias mais lidas agora

Investigação aponta que Claudinho Serra recebia propina pelos pais: ‘Levar encomenda’

cpi joão resende frota velha

Na CPI, Consórcio Guaicurus admite que ônibus circulam sem seguro exigido em contrato

ataque onça pantanal 2

Ataque e morte de Jorginho por onça no Pantanal teve motivação; saiba qual

Jessie J anuncia pausa na carreira para tratar câncer de mama

Últimas Notícias

Polícia

Com cães farejadores, PRF apreende cocaína em Corumbá

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 5,2 Kg de cocaína com o auxílio de cães farejadores, na quinta-feira (12), em Corumbá, cidade a 446 quilômetros de Campo Grande. De acordo com a polícia, durante abordagem a um ônibus de viagem, os policiais realizaram uma fiscalização às bagagens com o auxílio dos cães farejadores da PRF, quando … Continued

Le Blog Maria Antonia

Kate Middleton resgata look icônico e rouba a cena em Windsor

Kate Middleton deslumbra (mais uma vez) em Windsor: elegância imbatível no Dia da Jarreteira. Após sua aparição impecável no Trooping the Colour com um look em verde-água e branco que homenageou Diana de Gales, Kate voltou a encantar no Castelo de Windsor. Para a cerimônia do Dia da Jarreteira, ela reutilizou um vestido branco romântico … Continued

Cotidiano

Tema de peça jurídica em exame da OAB gera controvérsia em candidatos e professores 

Candidatos alegam que houve falta de compatibilidade entre exigências da questão e o edital da prova

Esportes

Remo: Brasil fecha etapa de Varese da Copa do Mundo com três medalhas

A primeira medalha veio no PR3 quatro com misto