Para discutir o assunto, Mara Caseiro levou lideranças do município até a superintendência da Pesca em MS

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), terceira vice-presidente da Assembleia Legislativa, promoveu recente reunião com lideranças de e o superintendente da Pesca em Mato Grosso do Sul, Luiz David Figueiró.

Na pauta, os trâmites para a instalação de tanques para a produção de peixes no município. Também participaram do encontro os vereadores Nei Portela (PSDB) e Varley Favaro (PSDB).

A ideia é aproveitar os recursos hídricos do município, que é banhado pelo rio Paraná, assim como as cidades de Eldorado e Mundo Novo.

Mara Caseiro informou que solicitou aos técnicos do órgão uma palestra para os pequenos produtores da área rural do município, incluindo os moradores de assentamentos. A princípio, o evento deve acontecer em maio.

O objetivo é esclarecer o caminho a ser percorrido para a instalação dos tanques escavados nessas propriedades, assim como linhas de financiamento e outros benefícios concedidos pelo governo para essa atividade.

“Será uma ótima oportunidade para os moradores da região, que podem lucrar muito e ajudar a diversificar a economia local”, afirmou a parlamentar.

Mara Caseiro tem buscado informações sobre a atividade pesqueira e trabalhado para incrementar a renda dos moradores da área rural de diversos municípios de Mato Grosso do Sul, sobretudo após a visita do ministro da pesca, Marcelo Crivella, ao Estado.

Conforme a deputada, somente por meio do Plano Safra da Pesca, mais de 5 mil famílias estão sendo beneficiadas. “Temos a certeza de que essa é uma atividade importante, que pode transformar pescadores artesanais em aquicultores, o que também colabora para a preservação das espécies em nossos rios”, concluiu.

O prefeito de Itaquiraí, Ricardo Favaro (PSDB), não pode participar da reunião, mas apoia a iniciativa e destaca que esse tipo de atividade trará muitos benefícios ao município, sobretudo devido à grande quantidade de assentamentos.

Além dos tanques escavados, a serem construídos nas propriedades, há a possibilidade de desenvolvimento da pesca por meio dos tanques em rede, onde só uma espécie de peixe é cultivada em alta densidade de povoação (em cada metro cúbico de gaiola ou tanques pequenos coloca-se de 20 a 200 peixes), dentro do próprio rio.