Curso de Jornalismo da UFMS promove debates na Semajor 2013
Com uma proposta inovadora e independente, acadêmicos e professores do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promovem nos dias 7 e 8 de novembro a Semana de Jornalismo 2013 (Semajor 2013). A programação do evento, composta por oficinas, grupos de discussão e mesas de debate, vai abordar a temática […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com uma proposta inovadora e independente, acadêmicos e professores do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promovem nos dias 7 e 8 de novembro a Semana de Jornalismo 2013 (Semajor 2013). A programação do evento, composta por oficinas, grupos de discussão e mesas de debate, vai abordar a temática “Linguagens Fluídas: Jornalismo, Imagem e Resistência”.
A Semajor deste ano conta com profissionais conhecidos da comunicação em Mato Grosso do Sul, como Roberto Higa. Com mais de 40 anos de experiência, o fotojornalista participa do Grupo de Discussão “Diálogo sobre experiências fotográficas”. Outro nome conhecido do meio é o de Thiago Andrade, sub-editor da seção Correio B do jornal Correio do Estado. O jornalista faz parte da mesa “Jornalismo e documentário: interfaces para resistência” ao lado de Ricardo Piaretti Câmara, presidente da Fundação Nelito Câmara, e da cineasta Marinete Pinheiro.
Aliada ao tema central da Semana, o painel de abertura aborda uma questão fundamental às mídias. Com a pergunta “Por que debater um marco regulatório para os meios de comunicação?”, o corpo de debatedores, formado por representantes do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e da ONG Azul, promete levantar questionamentos pertinentes à toda área da comunicação.
Abordados com frequência pelos veículos jornalísticos, os movimentos sociais de luta pela terra e de trabalhadores organizados também apresentarão suas próprias impressões sobre a cobertura que recebem da mídia. A questão será tratada no Grupo de Discussão “A cobertura jornalística dos movimentos sociais pela ótica dos movimentos sociais”.
Outra atividade oferecida pela Semajor 2013 são as oficinas. O fotógrafo e assistente de comunicação do Espaço Imaginário, Everson Tavares, oferece um mini-curso de Webdocumentário. A acadêmica do quarto ano de Jornalismo da UFMS, Natália Moraes, ministra oficina de Fotografia Artesanal. Já a produtora do grupo de artes cênicas Circo do Mato, Laila Pulchério, ensina a “Entender e redigir projetos para editais de fomento”.
Além da grade oficial, a Semajor 2013 inclui produção artesanal, apresentações culturais e mostra de filmes e documentários. A abertura oficial do evento será feita pelo Teatro Imaginário Maracangalha, enquanto Feira de Artesanato, sessões de cineclubismo e apresentações artísticas acontecem durante os intervalos da programação.
Inscrições
A Semajor 2013 é aberta e gratuita. O participante que pretende ganhar declaração das atividades realizadas deve preencher a ficha de inscrição e encaminhá-la ao [email protected]
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
De almoxarife a zelador, Funsat oferta 2.156 vagas de emprego em Campo Grande
A lista de vagas inclui oportunidades temporárias e para PCDs
Inquérito apura medidas adotadas pela Santa Casa após denúncia de formigas em paciente
Família denunciou situação em paciente idoso com traqueostomia
Empresário tenta recurso, mas Justiça mantém bloqueio de bens por golpe de R$ 48 milhões em MS
Empresa prometia lucros exorbitantes em investimentos aos clientes
Polícia prende homem e fecha entreposto de drogas em Dourados com quase 1 tonelada de maconha
Ação foi realizada pela PRF com o apoio de agentes do SIG
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.