O sonho do título do Campeonato Brasileiro para o Grêmio já era complicado e ficou mais ainda após a noite desta quarta-feira. Em duelo realizado na Arena válido pela 27ª rodada do torneio nacional, o Criciúma contou com um gol no fim para vencer fora de casa a equipe gaúcha por 2 a 1 e conquistar um triunfo importante na briga contra o rebaixamento.

A relevância da vitória dos visitantes é vista na classificação da competição: o time de Santa Catarina sobe aos 29 pontos e encosta nos clubes que estão fora da zona de rebaixamento. O time do Rio Grande do Sul, por sua vez, pode ver a vantagem de 11 pontos do Cruzeiro na liderança aumentar – mesmo assim, continua na vice-liderança do Brasileiro.

Na próxima rodada, o Grêmio visita o Fluminense no Rio de Janeiro às 18h30 (de Brasília) do sábado, enquanto o Criciúma tem duelo direto em casa às 16h do domingo: recebe o também ameaçado Vasco da Gama.

Atuando em casa, o Grêmio teve uma grande oportunidade logo aos 4min: Zé Roberto foi lançado sozinho na cara do goleiro, mas deu toque fraco por cima do goleiro e viu a zaga tirar antes de entrar. Os gaúchos continuaram melhores em campo e aos 10min Galatto fez milagre em cabeceada de Barcos. Com uma formação ofensiva, o Grêmio manteve a posse de bola no ataque, mas tomou susto aos 25min, quando Dida defendeu cabeceada de Matheus Ferraz.

A pressão gremista diminuiu com o passar da etapa inicial e o Criciúma se aproveitou para sair na frente fora de casa. Aos 35min, Daniel Carvalho cobrou falta na cabeça de Wellington Paulista, que voltou a marcar pela competição nacional. Os donos da casa ainda tentaram empatar até o intervalo, mas, sem apresentar a mesma organização, deixaram o primeiro tempo em desvantagem.

Atrás no placar, o Grêmio voltou dominante no segundo tempo e conseguiu chegar ao empate em um golaço aos 11min: Maxi Rodriguez driblou dois jogadores e, após grande jogada, bateu colocado para deixar tudo igual. Após o empate, o ímpeto gremista diminuiu e as chances de gol passaram a ficar mais raras. Quando o empate já parecia certo, Morais cobrou escanteio aos 44 min na cabeça de Serginho, que desempatou e deu a vitória aos catarinenses.