Comissão examina projeto que limita locais de venda de cigarros
Em reunião na quarta-feira (17), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deverá votar projeto de lei que veda a comercialização de produtos derivados de tabaco em postos de gasolina, locais de venda ou consumo de alimentos, supermercado, loja de conveniência e banca de jornal. A reunião da comissão tem início às 9h. O PLS 139/2012, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em reunião na quarta-feira (17), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deverá votar projeto de lei que veda a comercialização de produtos derivados de tabaco em postos de gasolina, locais de venda ou consumo de alimentos, supermercado, loja de conveniência e banca de jornal. A reunião da comissão tem início às 9h.
O PLS 139/2012, que altera a Lei 9.294/2012, que dispõe sobre a restrições ao uso e à propaganda de cigarros e outros produtos, é de autoria do senador Paulo Davim (PV-RN). O relator é o senador José Pimentel (PT-CE), favorável à aprovação do projeto, a ser examinado ainda pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CDH), nesta última em decisão final.
Para Pimentel, a restrição proposta pelo projeto produzirá impacto em termos de redução do consumo de cigarros, seja pelo aumento da dificuldade de acesso a eles, seja pela redução da propaganda do tabaco, atualmente restrita aos pontos de venda por determinação legal.
Esse ainda é um ponto frágil da política de controle do uso do tabaco no Brasil, avalia o relator, pois a proibição da publicidade de produtos de tabaco nos meios de comunicação transferiu a atividade para os pontos de venda, locais em que há grande circulação de crianças e adolescentes, como padarias, lojas de conveniência e supermercados.
Dessa forma, avalia o relator, mantém-se a exposição do público infantil e jovem a esse tipo de propaganda, o que aumenta a vulnerabilidade desse grupo, uma vez que está bem demonstrada a influência da propaganda do tabaco sobre comportamentos e crenças relacionados ao produto, o que leva ao aumento do número de fumantes e à recaída entre ex-fumantes.
Em 10 de julho, foi lido o relatório do projeto na CAS. Na ocasião, foi concedida vista coletiva às senadoras Ana Amélia (PP-RS), Ângela Portela (PT-RR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
Notícias mais lidas agora
- Família voltava de Campo Grande para Corumbá quando sofreu acidente em que menino morreu na BR-262
- Motorista de aplicativo foge com entrega de cliente em Campo Grande
- Cliente tenta doar pix de Natal para funcionários de shopping mas é impedida por ‘fiscal’ em Campo Grande
- Criança de 8 anos morre em acidente após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-262
Últimas Notícias
Pânico causado pelos fogos gera alta demanda de cães desaparecidos após festas de Natal em Campo Grande
Em Campo Grande, diversos anúncios de animais desaparecidos surgiram após as festas de Natal
Trabalhadores da Energisa paralisam por sobreaviso obrigatório e não remunerado
Concessionária afirma que medida é prática tradicional da companhia e que atende às regulamentações da ANS e do ONS
Em 17 dias de operação, acidentes reduziram em 48% e mortes a 20% nas rodovias estaduais de MS
Foram registrados 21 acidentes enquanto no ano passado foram 41. Foram 4 óbitos em acidentes, contra 5 em 2023, redução de 20%
Após vaca morrer ao cair em fossa; saiba o que fazer em situações semelhantes
A situação inusitada gerou dúvidas sobre como proceder em casos semelhantes envolvendo animais de grande porte em perigo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.