Comandante rebelde sírio é assassinado pela Al-Qaeda
Homens armados ligados à Al-Qaeda mataram o comandante do Exército Livre Sírio, Kamal Hamami, no noroeste sírio, informaram um grupo ativista e uma porta-voz da oposição nesta sexta-feira. A ação indica um aumento das tensões e das lutas internas entre grupos que combatem o regime do presidente Bashar Assad. O Observatório Sírio pelos Direitos Humanos, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Homens armados ligados à Al-Qaeda mataram o comandante do Exército Livre Sírio, Kamal Hamami, no noroeste sírio, informaram um grupo ativista e uma porta-voz da oposição nesta sexta-feira. A ação indica um aumento das tensões e das lutas internas entre grupos que combatem o regime do presidente Bashar Assad.
O Observatório Sírio pelos Direitos Humanos, grupo sediado em Londres, disse que membros do Estado Islâmico do Iraque e do Levante – grupo resultante da fusão de braços da Al-Qaeda no Iraque e na Síria – são responsáveis pelo ataque a Hamami.
O incidente ocorre no momento em que o principal bloco opositor da Síria reclama que “elementos no Congresso norte-americano” obstruem os esforços do governo Obama para reforçar o apoio aos rebeldes que lutam para derrubar Assad.
O Observatório informou que Hamami foi morto a tiros depois de os militantes tentarem remover um posto de verificação que ele estabeleceu na montanha de Jabal al-Akrad, na província costeira de Latakia. Segundo o grupo, dois dos homens do comandante ficaram seriamente feridos.
Confrontos ocasionais entre grupos rebeldes e militantes islâmicos já aconteceram em áreas tomadas pelos rebeldes, especialmente no norte, onde a oposição controla uma grande parcela do território.
Também tem havido lutas internas entre grupos curdos e árabes pelo controle do território tomado do governo ao longo da fronteira com a Turquia no último ano, mas esses confrontos diminuíram após um acordo de cessar-fogo no início deste ano.
A morte de Hamami vai salientar a profunda luta pelo poder entre grupos moderados e extremistas que participam da guerra civil síria.
A porta-voz da Coalizão Nacional Síria, Sarah Karkour, disse que o Exército Livre Sírio confirmou a morte de Hamami “pelas mãos do Estado Islâmico do Iraque e do Levante”, mas não divulgou detalhes.
A Coalizão Nacional Síria é um braço do Exército Livre Sírio, que reúne vários grupos rebeldes. O Exército Livre Sírio se reagrupou em dezembro sob um comando rebelde unificado chamado Conselho Militar Supremo, após promessas de recebimento de mais ajuda militar assim que o grupo estivesse estabelecido.
O conselho, que tem apoio do Ocidente, é liderado pelo general Salim Idriss, que desertou do Exército Sírio, e por um grupo de 30 oficiais graduados. Idriss passou 35 anos no Exército sírio e é visto como um moderado secular.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Idoso atropelado em avenida de Sidrolândia morre em hospital
A vítima foi atropelada nesta quinta-feira
Traficantes tentam enviar drogas pelos Correios e mercadoria é apreendida em ação conjunta com a GCM
As caixas e os entorpecentes foram encaminhados para a DENAR
Homem causa tumulto com uma série de furtos em assentamento no interior de MS
Até um trator foi furtado pelo homem
Na véspera de Natal, mulher tem porco furtado de sua propriedade rural no interior de MS
O animal foi furtado na noite da última terça-feira (24)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.