A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) definiu nesta terça-feira, após reunião com presidentes dos clubes, (8) novo formato do Campeonato Estadual que será usado de 2014 até 2016. O fim dos jogos eliminatórios (mata-mata) e o “torneio do rebaixamento” são as novidades da competição.

A primeira fase será disputada da seguinte forma: dois grupos de sete clubes que jogarão cada um apenas contra as equipes do outro grupo em um turno. Classificam-se os quatro primeiros colocados de cada grupo. Com a medida, equipes que não se enfrentavam há anos duelaram, já que o formato anterior previa jogos entre os grupos, que são divididos por região.

Na segunda fase, outra novidade. Serão feitos dois grupos de quatro equipes que jogarão entre si em turno e returno, classificando os dois melhores de cada grupo para a fase final. As quatro equipes jogarão entre si em turno e returno e quem terminar em primeiro será o campeão.

A briga para não cair também ficará mais acirrada. As três equipes de cada grupo que não passarem para a segunda fase disputarão mini-torneio com turno e returno e as duas últimas serão rebaixadas para a Série B.