Será lançada nesta segunda-feira, 16, às 14h30, em Campo Grande, a campanha de trânsito ‘Bebida mata e nem sempre só você’, desenvolvida pela Opas (Organização Panamericana de Saúde) e pelo Ministério da Saúde. A campanha é coordenada pelo GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito). O evento será realizado no gabinete da esplanada.

De acordo com os organizadores, o objetivo do evento é mobilizar a população para mudanças de atitude, conhecimentos e comportamentos relacionados ao ato de dirigir após o consumo de bebida alcoólica. Para tanto, a partir da próxima segunda-feira serão veiculados um vídeo e spots em nossos canais de TV aberta e rádios de Campo Grande.

Dados da pesquisa Vigitel (Vigilância dos fators de risco para as doenças crônicas e agravos) 2012, realizada pelo Ministério da Saúde, mostraram que o percentual de adultos que dirige após o consumo de qualquer bebida alcoólica em Campo Grande ocupa o quarto lugar nas capitais brasileiras.

Apesar do dado negativo,em 2013 houve uma redução de 17% no número de mortes em relação ao ano de 2012 (dados até o mês de setembro). As ações de prevenção devem ser permanentes, uma vez que a capital de Mato Grosso do Sul registra altos índices de acidentes com vítimas, cerca de dois mil acidentes a cada trimestre.