Produtores de café arábica do Brasil realizaram a colheita de 15 por cento da safra estimada para a temporada 2013/14, em um ritmo mais lento na comparação com o ano passado, informou nesta terça-feira a consultoria Safras & Mercado.

A colheita está quatro pontos percentuais atrás do mesmo período da temporada 2012/13, em meio a chuvas nas regiões produtoras que limitam os trabalhos nos campos e ameaçam a qualidade da safra.

A consultoria também apontou que houve um avanço de cinco pontos percentuais ante o levantamento da semana passada.

A Safras estima que foram colhidos até o momento 5,7 milhões de sacas de arábica, ante uma previsão de 37,9 milhões para a atual temporada.

Boa parte da colheita de arábica foi concentrada em Minas Gerais (3,75 milhões de sacas), principal produtor nacional. O ritmo de colheita em Minas está alinhado com a média nacional.

ROBUSTA

A safra de café robusta, que é menor que a do arábica mas começa antes, somou até o momento 10,88 milhões de sacas, ou 73 por cento do total estimado para a safra toda, prevista em 15 milhões de sacas, segundo a Safras.

O Espírito Santo, principal produtor da variedade, já colheu 61 por cento de sua safra.

Incluindo as duas variedades de café, o país já colheu 31 por cento dos 52,90 milhões de sacas estimadas para a temporada 2013/14.