Cemitérios proíbem entrada de veículos e familiares reclamam para arrumar túmulos

Sob cuidado de servidores municipais desde a suspensão do processo licitatório que deveria escolher empresa para a manutenção de cemitérios públicos, no último dia 17, os túmulos nas necrópoles públicas de Campo Grande já ganham manutenção dos familiares dos mortos para o Dia de Finados, em 2 de novembro. Uma das novidades mais polemicas é […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Sob cuidado de servidores municipais desde a suspensão do processo licitatório que deveria escolher empresa para a manutenção de cemitérios públicos, no último dia 17, os túmulos nas necrópoles públicas de Campo Grande já ganham manutenção dos familiares dos mortos para o Dia de Finados, em 2 de novembro.

Uma das novidades mais polemicas é a restrição do acesso de automóveis ao interior do Cemitério Santa Amaro. Conforme o fiscal da Semadur (Secretária Municipal de Meio Ambiente), Passini Brites Catharinelli, responsável pela administração do cemitério, a medida foi adotada para evitar tumulto e danificação nas obras de recapeamento que estão sendo feitas na via.

“Será dada preferência as pessoas com dificuldade de locomoção a pé. Se tiverem muitas coisas para levar, permitiremos entrar para depositar as coisas e, logo em seguida, retirar o carro”, explica.

A dona de casa Malvina Cerejo Martins, 70 anos, entende a iniciativa, mas achou ruim. “Isto traz um pouco de dificuldade na hora buscar água para limpar o túmulo. Ainda mais para nós que fazemos isto todo mês”, explica.

O aposentando Leonardo Farias Brandão, 72 anos, concorda com a medida. “Eles deixam trazermos os utensílio de limpeza e homenagens até o túmulo de carro, com isto não tem problema andar um poupo a pé”, explica.

Limpeza e fiscalização de ambulantes também fazem parte dos cuidados

Além da manutenção das vias acesso aos túmulos, a Prefeitura está realizando a limpeza do local. Conforme a administração, 80 homens da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) fazem o serviço nas mais 50 mil sepulturas do Santo Amaro, que também finaliza a ampliação de mais 40 covas. Desde o início do serviço, 40 caçambas de lixo foram retiradas do cemitério.

Os cemitérios São Sebastião e Santo Antônio também foram assumidos por servidores da Prefeitura. Na parte externa dos locais, estão sendo feitas a limpeza e pintura de meio-fio.

Outro cuidado durante este período é a fiscalização dos vendedores ambulantes próximos aos cemitérios. Conforme estabelecido pela Semadur, somente podem se instalar para comércio de arranjos, coroas e velas a 50 metros dos locais, para não prejudicar a entrada do público.

A partir desta quarta-feira (30), fiscais iniciaram o diálogo com os ambulantes. Caso a regra seja descumprida, os vendedores podem ter os produtos apreendidos.

Para não ter problemas com a fiscalização e lucrar com as homenagens, um grupo de seis vendedores alugou, junto a uma imobiliária, um ponto fixo em frente ao Cemitério Santo Amaro. “Alugamos há mais de um mês para garantirmos as vendas”, afirma a ambulante Selma Aragão, 47 anos. Os cemitérios ficarão abertos das 7h às 17h.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados