Geral

Budweiser vira Bud na Itália após concorrente ganhar ação

A Budweiser terá de trocar de nome na Itália após a cervejaria tcheca Budejovicky Budvar ganhar o direito de usar a marca em seus rótulos, segundo decisão da justiça do país divulgada ontem. A Anheuser-Busch InBev e a concorrente brigam pelo nome Budweiser desde 1907. Em nota, a Anheuser-Busch InBev diz estar “desapontada com a […]

Arquivo Publicado em 09/10/2013, às 22h05

None
172158848.jpg

A Budweiser terá de trocar de nome na Itália após a cervejaria tcheca Budejovicky Budvar ganhar o direito de usar a marca em seus rótulos, segundo decisão da justiça do país divulgada ontem. A Anheuser-Busch InBev e a concorrente brigam pelo nome Budweiser desde 1907.

Em nota, a Anheuser-Busch InBev diz estar “desapontada com a decisão da suprema corte de Roma”. A cervejaria afirmou ainda que continuará com os esforços para assegurar o direito sobre o nome na Itália. Por enquanto, para garantir que não haverá interrupção na oferta, a empresa irá conduzir uma transição para a marca Bud.

Fundada em 1895 na cidade tcheca de Budejovice – chamado Budweis na época – a cervejaria Budvar afirma que apenas a bebida fabricada naquela região pode ser chamada de Budweiser.

Ao longo da última década, as duas empresas se enfrentaram em 173 processos judiciais, e a cervejaria tcheca diz ter vencido 120 deles. Algumas batalhas, como no Reino Unido, terminaram em empate, com o Tribunal de Justiça da União Europeia definindo que ambas as empresas possam vender Budweisers no mercado.

Segundo a empresa, suas vendas na Itália caíram abaixo da metade desde que foram obrigados a mudar sua marca para o mercado italiano em 2002, primeiro para Czechvar e depois para Budweiser Budvar.

Jornal Midiamax