O professor e atleta de luta livre (submission e grappling), de Campo Grande, Carlos André Marinho conquistou, neste fim de semana, em Mônaco – França, o título de Campeão Europeu de Grappling – Categoria Expert/Avançado Sênior até 80kg – no Naga Mônaco Etapa europeia 2013, um dos mais importantes torneios internacionais de lutas de solo. O atleta sul-mato-grossense venceu as três lutas contra lutadores da Itália, Estados Unidos e Alemanha.

Segundo Carlos André Marinho, que também é presidente da Federação de Luta Live do MS, a vitória foi resultado de uma boa preparação aqui em Mato Grosso do Sul, além de um intensivo de treinos durante 10 dias, em Paris, com a equipe da Universidade de Naterre (NCU) do professor Flávio Santiago.

“Finalizamos o treinamento na Academia Blackout, em Mônaco, e o esforço deu certo. Dos 12 cinturões disponíveis do torneio, quatro ficaram para o time, além de um vice. Fiquei feliz pelas conquistas e pelo meu resultado, pois estava há dois anos sem competir e conseguindo lutar em alto nível trazendo este cinturão para Campo Grande”, enfatiza, Carlos.

O próximo objetivo de Carlos André será o torneio brasileiro de BJJ Submission, que acontecerá em outubro, no Rio de Janeiro.

A luta livre esportiva brasileira, modalidade de luta de solo, é um estilo de arte marcial originária do Rio de Janeiro. Atualmente, com milhares de praticantes pelo mundo, há diversos formatos de competição e os dois mais conhecidos e importantes são o Submission e o Grappling.