Argentinos celebrarão uma sufocante noite de Natal com novos cortes de luz
No meio de uma nova onda de calor, com os termômetros chegando aos 37 graus Celsius, os moradores de diferentes bairros da cidade de Buenos Aires e da região metropolitana se preparam para celebrar nesta terça-feira a noite de 24 de dezembro entre prolongados cortes de luz, muitos dos quais persistem há mais de uma […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No meio de uma nova onda de calor, com os termômetros chegando aos 37 graus Celsius, os moradores de diferentes bairros da cidade de Buenos Aires e da região metropolitana se preparam para celebrar nesta terça-feira a noite de 24 de dezembro entre prolongados cortes de luz, muitos dos quais persistem há mais de uma semana.
A capital argentina registrou nesta sexta -feira um novo recorde de demanda energética, com um pico de 23.793 megawatts de potência no conjunto dos geradores de todo o país, informou o Ministério de Planejamento Federal da Argentina.
Com esta situação, os protestos continuam se multiplicando, inclusive com atos violentos, como o que aconteceu nesta madrugada no bairro portenho de Flores, onde um morador morreu com um tiro quando tentava fechar uma rua para manifestar sua insatisfação.
Era um homem de 40 anos, atingido no peito por um policial de trânsito, que foi suspenso de suas funções, informaram fontes dessa força de segurança.
“A única coisa que queríamos fazer era parar o trânsito para chamar a atenção porque não temos luz. Queríamos bloquear a rua, nada mais”, explicou um vizinho em declarações a uma televisão local.
O protestos se estenderam por outros bairros da cidade como Caballito, Floresta e Carabobo, onde alguns dos moradores convivem há dias também com cortes no abastecimento de água.
Através de um novo texto publicado hoje na imprensa local, a companhia elétrica Edesur, controlada pelo grupo espanhol Endesa, admite que haverá novas interrupções na provisão energética nesta noite e no dia de Natal.
“Sabemos que esta noite é uma das mais importantes grandes do ano e frente à possibilidade de interrupções na provisão, queremos informar-lhes que estaremos trabalhando para resolvê-las durante as 24 horas, tanto no dia de hoje como na jornada de amanhã, 25 de dezembro”, assinala Edesur na nota.
A empresa distribuidora de energia lembrou aos usuários que o último lance de 2013 enfrenta “a maior demanda de energia elétrica da história, potenciada por uma situação climática extraordinária”.
A Edenor, outra companhia responsável pelo abastecimento de energia elétrica na capital argentina e na área metropolitana, pediu um “uso racional da energia” para os usuários.
“Considerando que faz 11 dias que não diminui a onda de calor, quero pedir um uso racional da energia, que sejam solidários. Evitemos o desperdício”, disse Alberto Lippi, porta-voz da Edenor, em declarações a uma rádio local.
O Serviço Meteorológico Nacional anunciou para hoje e amanhã temperaturas máxima de 37 graus, com elevada sensação térmica, no centro e no norte da Argentina.
O sufocante calor chegará até a zona norte da Patagônia, bem no sul do país, onde se registrarão mínimas entre 20 e 25 e máximas entre 32 e 40 graus centígrados.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Motoentregador bate em poste e Campo Grande registra segunda morte do fim de semana
Polícia suspeita que rapaz tenha sofrido mal súbito na motocicleta
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.