O primeiro dia de treinos de pré-temporada em Barcelona marcou o primeiro confronto entre Fernando Alonso e Sebastian Vettel nesta temporada. Melhor na parte da manhã com pneus duros, o alemão da RBR foi superado pelo espanhol da Ferrari à tarde, já com os carros calçados com pneus médios. Porém, nenhum dos dois ficou com o melhor tempo desta terça-feira. Com 1m22s616, o alemão Nico Rosberg superou os problemas de câmbio em sua Mercedes e saltou da incômoda oitava posição do período matutino para a liderança da tabela de tempos. Segundo melhor da manhã, Kimi Raikkonen melhorou seu tempo e repetiu a posição à tarde com a Lotus.

Alguns pilotos, como Vettel e Raikkonen, trocaram os pneus duros pelos médios na parte da tarde. Ainda na primeira hora depois do almoço, o finlandês da Lotus melhorou seu tempo, e por pouco não superou a RBR do alemão. O tricampeão reagiu logo em seguida, baixando sua marca em dois décimos de segundo, sendo o primeiro piloto a virar na casa de 1m22s durante a terça-feira em Barcelona. Depois que a sessão ficou paralisada por 11 minutos para a retirada da Caterham de Charles Pic, que parou na curva 3, parecia que ninguém mais melhoraria. Os tempos só caíram a menos de meia hora para o fim do treino.

Os problemas de confiabilidade, que causaram um princípio de incêndio no carro de Nico Rosberg e uma batida frontal por falha nos freios durante o primeiro teste de seu novo companheiro, Lewis Hamilton, ainda são uma dor de cabeça para a Mercedes. Devido a um problema na caixa de câmbio, que levou mais tempo que o previsto para ser solucionado, Rosberg deu poucas voltas pela manhã, fechando o período com a oitava melhor marca. Uma vez resolvido, o carro demonstrou velocidade e o alemão fez o melhor tempo do dia. Minutos depois, Raikkonen também baixou sua marca, mas deixou a Lotus a míseros 0s007 do rival.

Quem mais andou nesta terça foi o bicampeão Fernando Alonso, que teve em Barcelona seu primeiro contato com a nova F138, que foi conduzida por Felipe Massa e Pedro de la Rosa em Jerez de la Frontera. O espanhol deu 110 voltas, contra 86 do venezuelano Pastor Maldonado, que estreou a nova Williams FW35, lançada nesta manhã no circuito catalão. Ironicamente, quem menos andou foi Raikkonen, que por pouco não marcou o melhor tempo.

Depois de quatro dias de testes em Jerez de la Frontera e deste primeiro contato dos novos carros com o circuito de Barcelona, os pilotos voltam à pista nesta quarta-feira, para dar continuidade à segunda sessão de testes coletivos, que vai até a sexta-feira. Antes do início do campeonato, dia 17 de março, na Austrália, haverá mais treinos de pré-temporada, também em Barcelona, entre 28 de fevereiro e 3 de março.