Geral

Versões da ‘pior restauração da história’ em pinturas famosas são sucesso no Facebook

Apontado como a ‘pior restauração artística da história’, o estrago causado por uma senhora de 81 anos de idade a uma pintura do século XIX na parede de uma Igreja espanhola virou sucesso na internet e campeão de compartilhamentos nas redes sociais como o Facebook. A brincadeira é colocar a face de Cristo totalmente desfigurada pela […]

Arquivo Publicado em 26/08/2012, às 13h25

None
1145388324.jpg

Apontado como a ‘pior restauração artística da história’, o estrago causado por uma senhora de 81 anos de idade a uma pintura do século XIX na parede de uma Igreja espanhola virou sucesso na internet e campeão de compartilhamentos nas redes sociais como o Facebook.


A brincadeira é colocar a face de Cristo totalmente desfigurada pela espanhola Cecília Gimenez em outras obras famosas, como a Monalisa, de Leonardo Da Vinci. Os comentários são hilários e brincam com o resultado da restauração feita pela idosa.


Cecília Gimenez decidiu, sem comunicar ninguém, restaurar uma obra de arte atribuida a Elías García Martínez que enfeita, ou enfeitava, uma parede na Igreja de Borja, na Espanha. Ela acabou distorcendo completamente a pintura original e admitiu que estragou o afresco, segundo o jornal El Pais.


A Secretaria de Cultura da cidade espanhola disse que, embora tenha agido com boa vontade, a ‘pior restauradora da história’ transformou completamente a obra. Ela acabou se sentindo culpada e pediu desculpas pela ação.


Agora, no Facebook, circulam versões de inúmeras obras famosas da arte mundial com o rosto desfigurado pintado pela idosa mostrando como ficariam as pinturas de grandes mestres caso fossem ‘restauradas’ por Cecília Gimenez.

Jornal Midiamax